Sexta-Feira, 18 de Agosto -

  • Trecho da Autonomistas recebe gradil metálico padrão CET

  • A segunda-feira, 7/8, começou agitada na avenida dos Autonomistas, no trecho entre a Rua Salem Bechara e Pedro Fioretti. É que a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Transportes, em parceria com a empresa ARC Sinalização, substituiu o gradil central, que divide uma das principais artérias viárias do município, por um modelo padrão CET, para evitar que os pedestres atravessem fora da faixa e utilizem o ponto de sinalização semafórica.

    O gradil metálico foi implantado no local por ser um ponto crítico da avenida, com intensa circulação de transeuntes, inclusive, pessoas portadores de deficiência física, mães com criança de colo e/ou segurando-as pelas mãos, idosos e gestantes, que utilizam o polo comercial local, lanchonetes, restaurantes, o Hospital Cruzeiro do Sul e ambulatórios médicos concentrados neste perímetro.

    Segundo Carlos Piteri, secretário de Transporte e da Mobilidade Urbana, a ação é preventiva e busca trazer mais segurança à vida dos munícipes. “O pedestre é mais vulnerável no trânsito, portanto ele deve cuidar da sua própria segurança e andar com muita atenção, atravessando sobre as faixas delimitadas para esse fim, juntamente com a sinalização semafórica”, reforçou.

    Sandro Santos, 41, acompanhava a ação e ficou satisfeito com a intervenção da Prefeitura. “Agora ficará mais seguro. Acredito que a colocação de uma faixa elevada de pedestre seria melhor, pois facilitaria o acesso de cadeirantes, pessoas com carrinhos ou mobilidade reduzida. Mas é preciso fazer um estudo antes”, sugeriu.

    O secretário comentou que estuda junto à sua equipe de engenharia de trânsito a implantação de uma passarela no local, através de parceria público-privada. A passarela será uma boa opção por não ter a necessidade de mexer nas características físicas da Autonomistas.

    A prefeitura tem feito um trabalho intensivo de educação no trânsito, com colocação de faixas educativas em diversos pontos da cidade, principalmente em locais de grande movimentação como escolas, shoppings, faculdades, entre outros.