Quarta-Feira, 13 de Dezembro -

  • Secretário de Saneamento e representantes da Sabesp vão prestar contas

  • Os deputados membros da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo decidiram convidar o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado Benedito Braga para prestar contas da gestão. Representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP) também foram convidados a participar do encontro. No mesmo dia está marcada uma audiência pública para discutir a venda das ações da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Os eventos estão programados para a próxima quarta-feira (29/11), na Alesp. Além do presidente da comissão, estiveram presentes os deputados Cássio Navarro (PMDB), Davi Zaia (PPS), Edmir Chedid (DEM), Junior Aprillanti (PSB), Luiz Turco (PT) e Ramalho da Construção (PSDB).

     

    CPI da pílula anticâncer

    Ainda na Assembleia, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como a “pílula anticâncer”, ouviu nesta quarta-feira, 22/11, o auditor que participou da pesquisa do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), Durvanei Augusto Maria, cientista do laboratório de bioquímica e biofísica do Instituto Butantan. Segundo Durvanei, a substância melhora a resposta imunitária e diminui os efeitos colaterais. “Pode, inclusive, impedir o crescimento do tumor, que resultaria em formação de metástases”. Ele afirmou também que a não realização dos testes de farmacocinética  compromete os resultados obtidos durante a pesquisa, que previa o recrutamento de 210 pacientes, com 10 tipos de câncer, mas foi suspensa em março deste ano, alegando falta de recursos financeiros. O auditor afirma que os testes são fundamentais para verificar o metabolismo da molécula no organismo. Para o relator da CPI, deputado Ricardo Madalena (PR), os depoimentos colhidos nas últimas semanas ajudaram a comissão a avançar nos trabalhos. “Considero que o depoimento da vice-presidente do Instituto Fosfo Bernade Cioffi foi coerente com o apresentado por Durvanei. A pesquisa não seguiu o protocolo, o que deveria ter sido feito. Porém, esse é só começo da apuração desta CPI”, avaliou. A reunião foi presidida pelo deputado Roberto Massafera (PSDB). Além dos citados, estiveram presentes os deputados Cássio Navarro (PMDB), Gileno Gomes (PSL), Marcio Camargo (PSC), Rafael Silva (PDT) e Wellington Moura (PRB).

     

    Ônibus de Barueri

    O vereador de Barueri Zé Baiano (PMDB) apresentou uma indicação propondo ao Poder Executivo a modernização de todos os pontos de ônibus que servem o transporte público de Barueri, incluindo a implantação de um sistema de informações para os usuários.

    A proposta do parlamentar é a fixação de mapas nos pontos, com detalhes sobre sua localização na malha viária, as linhas que passam pelo local, seus trajetos, horários e itinerários. “A modernização não só embelezará o município, mas também vai melhorar o atendimento aos usuários, que poderão programar suas viagens com mais eficiência”, justificou Zé Baiano.

     

    Rua de Lazer em Barueri

    Ainda em Barueri, o vereador Silvio Macedo (PSDC) propõe a interrupção da circulação de automóveis na rua Itaquiti, no bairro de mesmo nome, aos domingos e feriados. A intenção do vereador é criar a Rua de Lazer, a exemplo do que ocorre em algumas vias da Capital, como a Avenida Paulista. De acordo com a propositura apresentada por Silvio Macedo, a proposta partiu dos próprios moradores, que solicitaram um local para a prática de atividades físicas e culturais. “É uma área carente de praças e parques públicos para as nossas crianças se divertirem no fim de semana”, explicou o vereador. “As ruas de lazer são um ótimo caminho para suprir essa falta de espaço e fomentar a ludicidade, bem como um sentimento de pertencimento à comunidade”, completou Silvio Macedo.

     

    Mais saúde em Itapevi

    Em busca de ajudar a área da saúde, o vereador de Itapevi Professor Rafael (PODE) enviou à Prefeitura de Itapevi pedidos para a adoção de programas que tratem dos moradores de diversas faixas etárias. O parlamentar demonstrou preocupação com crianças e idosos e, em requerimentos, questiona a possibilidade de adotar novas ações na cidade. Entre elas, estão os programas de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e o Saúde do Idoso. “A intenção é trazer para estas pessoas mais conforto, tranquilidade e praticidade quando se diz a respeito à saúde a quem já fez tanto para com nossa sociedade”, comenta sobre pessoas com mais de 60 anos. Os dois programas são disponibilizados pelo Ministério da Saúde, do governo federal, e podem ser adotados em cidades. Outro programa apontado por Rafael é o Brasil Sorridente, cujo objetivo é aumentar o acesso da população aos serviços de saúde bucal. O projeto atende todas as idades. “O Brasil Sorridente atua na reorganização da Atenção Básica, com equipes de saúde bucal, promove a ampliação e qualificação da atenção especializada”, finaliza.

     

    Ortopedia em Carapicuíba

    Na sessão desta terça-feira, 21/11, na Câmara de Carapicuíba, uma indicação, de autoria do vereador Fabinho Reis (PSD), solicitou ao prefeito Marcos Neves (PV) que estude a possibilidade de disponibilizar atendimento de ortopedia no Pronto-Socorro da Vila Dirce. De acordo com Fabinho, a unidade é a única que dispões deste tipo de serviço em Carapicuíba, que, no entanto, ocorre somente entre às 07h e 19h.

     

    Deputado Arnaldo Jardim participa de Congresso do PPS Osasco

    O deputado federal Arnaldo Jardim, presidente estadual do PPS (Partido Popular Socialista) e secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, já confirmou que estará em Osasco neste próximo sábado, 25/11, para participar do encerramento do 1º Congresso de Formação Política promovido pelo Diretório Municipal.

    Arnaldo Jardim vem a convite do seu correligionário osasquense e colega no governo do Estado, Claudio Piteri, vice-presidente da Fundação Casa. “Além do nosso presidente estadual, o Arnaldo Jardim tem muito a contribuir com a formação da nossa militância dada a sua grande experiência na gestão pública. Nós do PPS estamos trabalhando em torno de uma agenda política que dê as respostas que o Brasil precisa”, afirmou Claudio Piteri.

    De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PPS, o ex-prefeito Guaçu Piteri, o objetivo do congresso é qualificar a militância para as eleições gerais do próximo ano. “São três sábados seguidos (11, 18 e 25 de novembro), com uma programação que inclui análise da conjuntura política atual, reforma política, uso das redes sociais com criatividade e debates sobre um projeto que vamos apresentar para Osasco”, afirmou Guaçu Piteri.

    O encerramento do Congresso de Formação Política do PPS será na Rua Fiorino Beltramo, 281, no Centro de Osasco (em frente do Portal do Trabalhador). Mais informações sobre o curso pelo telefone 3681-8569 (diretório municipal do PPS).