Jornal A Rua

Sábado, 18 de Agosto -

  •  

    Saúde de Jandira realiza campanha ‘Carnaval Seguro’

    A fim de orientar a população sobre a prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/AIDS, a Prefeitura de Jandira realiza a campanha ‘Carnaval Seguro’. Na próxima sexta-feira (09/02), data que marca o início do Carnaval, uma equipe de saúde montará um estande

    Os profissionais distribuirão preservativos aos moradores e oferecerão orientações sobre as infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual e que podem ser evitadas pelo uso da camisinha. A ação, de acordo com a Secretaria de Saúde, visa estimular a prática do sexo seguro, sobretudo na época de Carnaval.

    O estande da Secretaria de Saúde estará em funcionamento das 10 às 19 horas e a retirada de preservativos é gratuita.

    Segundo o Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

    O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

    A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.