Não é possível acessar esse site

Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de jornalarua.com.br.

Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de jornalarua.com.br.
 Jornal A Rua

Sexta-Feira, 23 de Abril -

  • [adrotate group=”1″]

  • [adrotate group=”1″]

  •  

    Saiba como funcionará o trem para o Aeroporto de Guarulhos

    A Linha 13 – Jade, que liga a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, inaugurará no sábado (31), informou a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A viagem deve durar 15 minutos.

    Até chegar em Cumbica, no entanto, será preciso muito sobe-e-desce. Um passageiro que esteja na estação da Luz, por exemplo, deverá seguir pela linha Azul até a Sé, trocar pela Vermelha e ir até o Brás, ou então ir pela linha Coral da CPTM até o Brás. Lá deverá pegar um trem da linha Safira da CPTM até a Estação Engenheiro Goulart para, finalmente, embarcar na linha 13 Jade que seguirá até Cumbica.

    Em nota, a CPTM informou que, no primeiro mês, a linha irá operar em horário reduzido, apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h, em intervalos de 30 minutos. Para o segundo mês, a previsão é de funcionamento diário, mas no mesmo horário diferenciado. Nesse período de operação assistida, não será cobrada tarifa dos usuários.

    Quando começar a operação normal, prevista para o terceiro mês de funcionamento da linha, haverá trens entre 4h da manhã e meia-noite. A tarifa será de 4 reais.

    Trem expresso

    Além da Linha 13, também será possível chegar à Estação Aeroporto de duas outras maneiras. A primeira é o serviço Connect, que irá da Estação Brás à Guarulhos nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), em 35 minutos, sem necessidade de baldeação na Engenheiro Goulart. O trem deve começar a funcionar no mesmo mês que a Linha 13 entrar em sua operação normal. A tarifa será de 4 reais.

    O serviço mais vantajoso, o Airport-Express, que ligará a Estação da Luz ao Aeroporto em 35 minutos, sem paradas, só deverá funcionar no fim de junho, ao que tudo indica. O serviço terá horários de partida fixos: Aeroporto-Estação Luz (8h, 10h, 12h e 22h) e Estação Luz-Aeroporto (9h, 11h, 13h e 21h). A tarifa ainda está sendo definida, mas estima-se que a viagem custará entre R$5 e R$10.

     

    A Estação Aeroporto fica situada perto do Terminal 1, assim, o Aeroporto de Guarulhos disponibilizará um ônibus gratuito para levar os passageiros até os outros dois terminais. A assessoria de imprensa de Cumbica informou que o ônibus estará disponível assim que a Linha 13 começar a funcionar.

     

    Atrasos

    A promessa de um trem ligando São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos data da primeira gestão de Geraldo Alckmin, no começo dos anos 2000. A primeira previsão era de que a obra estaria pronta até 2005, mas a data foi adiada.

    Em 2007, na gestão de José Serra, a entrega foi marcada para 2010, mas foi adiada novamente em 2009, com a previsão de inauguração para a Copa do Mundo de 2014.

    Em 2015, o governo Alckmin voltou a trabalhar no projeto, prometendo que o trem começaria a funcionar no fim de 2017. Em setembro do ano passado, a conclusão da obra foi adiada para março desse ano. Em fevereiro, o governador disse que a linha começa a funcionar no máximo no início deste mês.