Segunda-Feira, 17 de Dezembro -

  • Rede de ensino de Barueri comemora crescimento no Ideb

    Os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados pelo Ministério da Educação na segunda-feira (dia 3), revelaram que cidade de Barueri conquistou importante índice de crescimento, pois atingiu notas 6,5 e 5,5 para o 5º e 9º anos, respectivamente.

    O resultado refere-se às notas do ano passado e pode ser considerado um dos maiores avanços entre as cidades da região. As avaliações aconteceram nas 55 escolas de ensino fundamental da cidade.

    Divulgado a cada dois anos (o primeiro foi relativo a 2005), o Ideb traz uma radiografia do nível de qualidade dos Ensinos Fundamental 1 (1º ao 5º ano, anos iniciais) e 2 (6º ao 9º ano, anos finais).

    De acordo com a secretária de Educação de Barueri, Flávia Moreno, os resultados progrediram bem e a educação da rede de ensino aponta para retomada de um importante crescimento. “Hoje temos um horizonte promissor. Parabéns a todos os alunos, gestores e professores”, avaliou.

    A coordenadora pedagógica Maurylane Almeida Oliveira, a Mel, da Emef Sidney Santucci, do Jardim Júlio, também avaliou os resultados da escola no Ideb. “No início do ano passado, estabelecemos metas de estudo e incentivo aos alunos. Grupos foram criados entre os alunos dos nonos anos para monitorar os colegas com dificuldade. Além disso, os professores fizeram um trabalho forte de retomada do conteúdo para melhor assimilação dos alunos e aquisição das habilidades propostas. Foi um trabalho bem direcionado e estávamos muito ansiosos pelo resultado.”

    No cenário educacional de Barueri, uma série de escolas demonstraram crescimento nas notas. Dentre elas as Emefs Sidney Santucci, Complexo Educacional Carlos Osmarinho, Dorival Faria, Yojiro Takaoka, Bruno Tolaine, Gilberto Florêncio e João Tibúrcio, entre outras.

    Abaixo a opinião de gestores escolares que comentaram sobre as principais razões dos avanços das unidades que se destacaram:

    “A escola apostou na excelência no processo formativo dos estudantes, com especial atenção para a alfabetização e operacionalidade.  A equipe de gestão e professores uniu forças em prol de um fator comum: a aprendizagem.” (Raimundo Junior, Doju, supervisor da Emef Bruno Tolaine)

    “A escola vem trabalhando com muito sucesso atividades de integração entre os alunos. Uma série de projetos fez com que os jovens tenham ficado na escola nos contraturnos, melhorando muito a aprendizagem, autoestima e disciplina. Despertar o interesse pela escola e pelos estudos é a prioridade da escola que também tem envolvido toda a comunidade nos projetos.” (Célio Simões, supervisor da Emef João Tibúrcio)

    “Utilizamos soluções simples, porém, planejadas e executadas com firmeza. Essas ações se constituem de avaliações constantes para identificar alunos com dificuldades, acompanhamento sistematizado do rendimento e frequência dos alunos, atividades extracurriculares, despertar no aluno a vontade de aprender, desenvolvimento de projetos de leitura e de aulas diferenciadas e, sobretudo, o envolvimento de toda comunidade escolar.” (Vânia Santos, supervisora da Emef Dorival Faria)

    “Foram desenvolvidos projetos para garantir atenção à frequência escolar, dedicação à aprendizagem e atividades extracurriculares. Acompanhar de perto o progresso dos alunos e realizar as avaliações frequentes foram ações que valeram a pena.” (Márcia Pereira, supervisora da Emef Maria Maciel)

    “Estratégias diversificadas, envolvimento dos gestores da escola e muito empenho dos professores em salas de aula são alguns dos motivos que fizeram com que os alunos demonstrassem avanços na aprendizagem. Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes que estão dando passos largos rumo ao progresso na escola e como cidadãos de bem.” (Solange Pereira, supervisora do Complexo Educacional Carlos Osmarinho)