Jornal A Rua

Segunda-Feira, 20 de Agosto -

  •  

    PS em Osasco ganha ala pediátrica

    A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na terça-feira, 5/6, a ala pediátrica do Pronto-Socorro José Ibrahim, no Jardim D’Abril. A unidade atendia apenas com clínica geral, registrando 280 atendimentos/dia, e agora contará com a pediatria durante 24 horas.

    A nova ala do Pronto-Socorro conta com consultórios, salas de medicação, observação e inalação, além de fraldário. A equipe de pediatras irá se revezar em dois horários – 7h às 19h e das 19h às 7h – para manter o atendimento durante 24 horas.

    O prefeito Rogério Lins falou que a inauguração atende a uma antiga reivindicação da população do Jardim D’Abril. “Mais uma importante entrega que certamente fará diferença para as famílias, em especial dessa região. A ala pediátrica é uma reivindicação muito antiga dos moradores e eu fico muito feliz por atender à população”, ressaltou.

    Lins também informou que o bairro receberá outras melhorias, como a implantação de luz de LED e a utilização do terreno ao lado da EMEI para a construção da 2ª Companhia da Polícia Militar, que saiu da Vila Yara e funciona provisoriamente na Avenida Dionísio Alves Barreto.

    O secretário de Saúde, José Carlos Vido, disse que agora serão cinco prontos-socorros com alas de pediatria. “Nós temos no Santo Antônio, Vila Menk, Conceição, José Ibrahim e a próxima será no PS do Rochdale”, finalizou.

    Prefeitura também entrega PS André Sacco totalmente reformado – O Pronto-Socorro André Sacco, na Vila Pestana, foi entregue à população após ampla reforma. A reabertura foi realizada na segunda-feira, 4/6, pelo prefeito Rogério Lins, que também entregou quatro ambulâncias, sendo duas básicas e duas de Unidade de Suporte Avançado. Bastante concorrida, a cerimônia também contou com a presença da família de André Sacco, que dá nome a unidade de saúde, que realiza 450 atendimentos por dia e outros 200 na ala de psiquiatria.

    Para melhor atender o público, o Pronto-Socorro foi totalmente reformado. A Sala de Emergência, as alas de Observações Clínicas – masculina e feminina –, o Posto de Enfermagem, a Sala de Medicação e os Consultórios ganharam reforma geral, recuperação do teto de gesso, novas identificações dos leitos e setores, aquisição e reforma de mobiliários e até troca de equipamentos médico-hospitalares, como monitores e respiradores. Além da reforma, o terreno ao lado do PS foi limpo. Do local foram removidos 92 veículos inservíveis, que serão leiloados futuramente pela Secretaria de Transportes e da Mobilidade.

    O prefeito Rogério Lins ressaltou a importância da reforma do Pronto-Socorro. “Quando a entrega é na área de saúde, eu fico mais feliz, porque certamente é o nosso maior desafio ao lado da segurança pública. Sendo na saúde, os casos de emergência do atendimento primário são de responsabilidade da prefeitura. Nós estamos investindo nas UPAs e nos prontos-socorros. Nosso próximo passo será reformar os Prontos-Socorros do Santo Antônio, na zona Sul, e Osmar Mesquita, na zona Norte. Estamos falando de investimento no atendimento primário, urgência e emergência, porque a prioridade é garantir qualidade no atendimento”.

    O chefe do Executivo também entrou em uma das ambulâncias e quis saber o funcionamento dos equipamentos, sendo orientado pela gestora do Samu, Cíntia Cristina da Silva Vasconcelos.