Quarta-Feira, 19 de Setembro -

  •  

    Projeto Horta nas Escolas envolve 68 mil alunos em Osasco

    Com objetivo de proporcionar a educação alimentar e ambiental no espaço educacional, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realiza nas escolas da rede municipal de ensino o “Projeto Horta”, que conta com a participação de 68 mil alunos.

    De acordo com o secretário de Educação, José Toste Borges, as hortas nas escolas aproximam os educandos da natureza de maneira efetiva, concretizando ações de ensino e aprendizagem para além da sala de aula. “O projeto visa despertar nos alunos o cuidado com a natureza, através do estabelecimento de uma relação direta com o solo, água e as plantas, proporcionando o contato com algumas hortaliças e despertando o gosto por esses alimentos”.

    A implementação da horta escolar foi adaptada às condições organizacionais e as estruturas físicas de cada escola, com o acompanhamento e participação direta dos estudantes em todas as etapas do processo, desde a preparação do terreno até o plantio e a colheita.

    “Com esse projeto, a alimentação das crianças melhorou, pois elas passaram a aceitar no cardápio diário as verduras, legumes e frutas. Os pais estão felizes com essa iniciativa”, comentou Jessica da Silva, mãe da pequena Ana Vitória Silva, estudante da EMEIEF Maria Tarcila F. Melli.

    Formação Continuada

    No primeiro semestre do ano letivo, ocorreu uma parceria intersecretarial com a Secretaria de Meio Ambiente, cujo objetivo foi capacitar os profissionais da educação para os trabalhos de educação ambiental, os quais estão sendo multiplicadas nas 141 unidades escolares. A formação continuada aconteceu no Parque Municipal Chico Mendes.