Terça-Feira, 16 de Outubro -

  •  

    Prefeitura implanta nova sinalização de trânsito em Itapevi

    Para aumentar a segurança de pedestres e motoristas, a Prefeitura de Itapevi está implantando novas sinalizações de trânsito em toda a cidade. Os trabalhos começaram no dia 28 de maio, e devem ser concluídas até o dia 30 de junho.

    Realizado por equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o trabalho contempla a instalação de sinalizações verticais, como placas, e horizontais, incluindo pintura de solo e colocação de tachas, tachões e prismas.

    “As novas sinalizações têm como objetivo diminuir o trânsito na região, oferecer mais segurança aos condutores de veículos e pedestres da cidade”, resume o diretor do Demutran, Henrique Teixeira.

    As melhorias estão sendo implementadas nos seguintes pontos: Rua José Michelotti, Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Feres Nacif Chaluppe, rotatória da Cohab, Avenida Rubens Caramez (Estrada da Roselândia), Ginásio de Esportes, vias da região central e do bairro Jardim Rosemary, além da viela da Rua Benedito Araújo Novaes, no Jardim Paulista.

    O Demutran também está criando vagas de estacionamento para deficientes físicos e idosos, repintando vagas antigas e instalando novas sinalizações na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, na Avenida Rubens Caramez e nas ruas Cesário de Abreu e Escolástica Chaluppe.

    “O trabalho da Prefeitura para deixar o trânsito mais seguro é permanente e já mostrou resultados”, diz o prefeito Igor Soares. “Em 2017, reduzimos o número de mortes no trânsito em 31,5%, na comparação com o ano anterior”, afirma.

    Novos semáforos

    No início de maio, Itapevi ganhou ainda dois novos semáforos com contagem de tempo regressivo. O equipamento é inédito na cidade.

    Um deles fica na Avenida Presidente Vargas com a Rua Erotildes de Freitas, e o outro no cruzamento da mesma avenida com a Rua Cristino Gonzáles, em frente ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades), na Vila Nova Itapevi.

    Em breve, a Prefeitura instalará um terceiro semáforo com contagem regressiva no cruzamento da Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei com a Rua Carmem Silva de Almeida, na Cidade da Saúde.

    Além disso, o antigo semáforo no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Agostinho Ferreira Campos foi substituído por sinalização de amarelo piscante. O objetivo é melhorar o fluxo de carros na região. “Como no início deste ano houve a mudança de sentido de direção como sendo mão única no local, não há mais cruzamento de veículos e, portanto, acreditamos que esta situação resultará em queda de acidentes sem a necessidade do semáforo tradicional”, explica Teixeira.

    Trânsito mais seguro

    Em 2017, a Prefeitura de Itapevi apostou na conscientização da população e na organização do tráfego para reduzir os acidentes e mortes causados nas ruas da cidade.

    Deu certo: as ações diminuíram o número de mortes em acidentes de trânsito no município: foram 13 em 2017, contra 19 no ano de 2016, uma redução 31,57%.

    As informações são do Infosiga – um sistema que reúne informações de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo – e aponta os dados acumulados de mortes no trânsito de janeiro a dezembro do ano passado.