Sábado, 19 de Janeiro -

  • Prefeitura de Itapevi inaugura Areninha do Vitápolis

  • Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Itapevi entregou à população a Areninha do Vitápolis, espaço de lazer e esportes multiuso com quadra, academia ao ar-livre e pista de caminhada. O equipamento, que recebeu o nome de Juvêncio José da Silva, em homenagem ao antigo morador do bairro, fica entre a Rua Sideral e a Rua Ameríndia, mesmo local onde aconteceu a cerimônia oficial de inauguração.

    As obras na Areninha começaram em fevereiro deste ano. O espaço conta também com playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society.

    Em breve, o local oferecerá ainda aulas de futebol, futsal, basquete e outras modalidades esportivas à população, com o acompanhamento especializado de profissionais de educação física da gestão municipal.

    Durante a inauguração, o prefeito Igor Soares, destacou os esforços e investimentos para ampliar os equipamentos esportivos e de lazer na cidade. “Com eles, vamos aumentar a oferta de entretenimento aos moradores, ao mesmo tempo em que damos oportunidade para os jovens de Itapevi”, disse Igor.

    “A Areninha é um espaço inovador, inspirado em projeto semelhante na cidade de Fortaleza, no Ceará”, explicou Cláudio Dutra, secretário de Esporte e Lazer de Itapevi. “O equipamento fará a diferença, movimentando a juventude da nossa cidade”, afirmou.

    A dona de casa e moradora do bairro Marilda Souza, 26, elogiou a entrega. “Antigamente era um lixão este local. Agora, a Prefeitura deixou o espaço lindo e digno para a população usar. Virei com toda a minha família e os moradores estão muito felizes e gratos”, destacou.

    A Prefeitura iniciará, em fevereiro de 2019, as obras da segunda Areninha, que ficará na Rodovia Engenheiro René Benedito da Silva, no Jardim Ruth.

    Envolvendo a comunidade

    A Areninha terá sua zeladoria realizada pela Prefeitura em parceria com os próprios moradores, por meio de um conselho comunitário tripartite com membros da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

    Um ponto crucial da iniciativa é o envolvimento da comunidade. Não só para garantir a segurança e combater o vandalismo, mas principalmente para fazer com que os moradores se sintam donos do equipamento.

    Mais Esportes

    O investimento no setor tem sido feito de forma permanente pela atual gestão. Em vigor desde o início do ano passado, o programa Mais Esportes oferece gratuitamente para a comunidade itapeviense aulas em 20 modalidades. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

    Atualmente, cerca de 3,5 mil crianças e jovens itapevienses estão inscritos em alguma das atividades do programa.

    Entre os dias 7 e 25 de janeiro, a Prefeitura oferece atividades esportivas e de lazer gratuitamente a toda a população de Itapevi durante o período de férias escolares na 2ª edição do projeto “Verão Mais Esportes”.

    As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte – Rua Turiassú, 8 – Cohab Setor C), nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 17h).