Jornal A Rua

Sábado, 18 de Agosto -

  •  

    Parnaíba vacinou mais de 120 mil pessoas contra a Febre Amarela

    Santana de Parnaíba foi a primeira cidade da região a iniciar a campanha de vacinação, em setembro do ano passado. Até o momento, mais de 120 mil vacinas foram aplicadas no município, o que corresponde a cerca de 85% da população parnaibana.

    A vacinação ocorre diariamente nas unidades públicas de saúde da cidade e são disponibilizadas através de senhas, isso porque a quantidade de vacinas diárias é limitada e depende dos lotes enviados pelo Governo do Estado de São Paulo. Além disso, diariamente é necessário toda uma preparação, organização e acondicionamento das doses pela equipe do município.

    Santana de Parnaíba não está na área de risco e não teve registro de nenhum caso da doença. A meta da secretaria de saúde da cidade é vacinar 100% da população até o final deste mês. Para atingir esse objetivo, além das unidades de saúde, a prefeitura tem realizado ações com 06 equipes volantes em diversos bairros, como Alphaville, Vila Poupança, Refúgio dos Bandeirantes, Vila Esperança e muitos outros, sempre com base nas estatísticas dos bairros onde existem menor número de cidadãos vacinados. Os agentes comunitários de saúde também estão atuando nos bairros e auxiliando no agendamento da vacina.

    A secretaria de saúde orienta que antes de tomar a vacina é necessário verificar se a pessoa está apta, pois existem contra indicações. Quem já tomou a dose da vacina não precisa tomar novamente. Eliminar os focos de criadouros de mosquitos também é fundamental para evitar a doença, já que o mosquito é o agente transmissor.