Domingo, 21 de Janeiro -

  • Alckmin e Rogério Lins inauguram creche no Jardim São Pedro

  • Os pais moradores de Osasco que precisam de creche para deixar seus filhos enquanto trabalham passam a contar com mais vagas graças à mais nova unidade do programa Creche Escola. O município ganhou neste sábado, 16/12, a unidade de número 281 do programa do Governo do Estado de São Paulo.

    Com capacidade para receber 130 crianças até 5 anos de idade, a creche Pedro Alves de Oliveira, que fica no Jardim São Pedro, teve investimento de R$ 1,5 milhão e é equipada com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. Possui, ainda, instalações em conformidade com as normas de segurança e de acessibilidade.

    O governador Geraldo Alckmin esteve em Osasco acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin e do prefeito de Osasco, Rogério Lins e da primeira-dama de Osasco, Aline Lins, para inaugurar a escola. “Entregamos hoje a creche de número 281 e temos em obras 261 creches no Estado de São Paulo. Esse é o serviço público mais importante. O que uma mamãe quer, o papai quer? É que o seu filho esteja em um lugar seguro e bem cuidado”, disse Alckmin.

    Já o prefeito Rogério Lins destacou que a unidade vai ajudar a reduzir o déficit de crianças que estão fora das creches. “Nos encontramos a rede com mais de 8 mil crianças fora da creche, e graças ao governador estamos conseguindo reduzir, ainda mais, esses números”, disse elogiando a obra do governo do Estado. “Essa é uma creche modelo, e esse é o padrão que vamos instituir em nosso governo, unidades com aquecimento solar, aproveitamento de águas pluviais, com ampla área de lazer e tudo feito com muito carinho”, finalizou.

     

    Programa Creche Escola

    A Secretaria da Educação é responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

    “O Estado investia no Ensino Fundamental, começando com as crianças aos 6 anos de idade, mas não no ensino infantil, que é de zero a cinco anos. Então, nós iniciamos o programa Creche Escola em 2011 para atender a esse público”, destacou o governador. Somente na região metropolitana foram concluídas oito unidades e outras cinco estão sendo construídas com a previsão de 650 novas vagas.