Quarta-Feira, 13 de Dezembro -

  • Osasco ganha Centro de Operações Integradas

  • O prefeito de Osasco Rogério Lins (PODE) inaugurou nesta quinta-feira, 30/11, o Centro de Operações Integradas de Osasco. O serviço, primeiro da região, integra forças para combater infrações de trânsito e criminalidade através de monitoramento 24 horas. Segundo o prefeito, nesta 1ª fase, o COI passa a dispor de 18 monitores de videowall, que vão acompanhar as imagens de 62 câmeras que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. “Essa é uma ferramenta que vai ajudar a monitorar e organizar o trânsito de Osasco agindo em diversas vertentes para garantir maior segurança e mobilidade urbana”, explicou.

    Lins explicou que, além das câmeras, o COI possui um Sistema Inteligente que controla os semáforos das principais ruas e avenidas. “Com eles podemos fazer ações como a ‘Onda Verde’, onde podemos liberar maior tempo de fárol verde em uma via que está mais congestionada. Além disso, também podemos fazer intervenções em caso de acidentes, tudo para garantir fluidez no trânsito”, completou.

    Outro ponto destacado pelo prefeito é o uso do COI como uma ferramenta de segurança. As câmeras digitais tem um giro de 360 graus e um grande alcançe. Segudo ele, as imagens serão disponibilizada para auxiliar em investigações feitas pela autoridades policiais. O Centro de Operações terá a capacidade de armazenamento das imagens por um período de 30 dias. Essas imagens ficarão à disposição das Policiais Civil e Militar, e também, dos agentes da GCM (Guarda Civil Municipal). “As imagens também poderão ser solicitadas por moradores que, por ventura,  forem vítimas de algum ato de violência”, explicou.

    Além de instalar em vias estratégicas, alguns equipamentos também foram instalados em escolas da rede municipal. “Com essa estrutura já temos a capacidade de monitorar algumas escolas, mas, nosso objetivo é ampliar a vigilância para outras unidades. Esse estudo será feito pela Secretaria de Educação e  pretendemos ampliar para a 2ª fase do programa, que deve ser realizada em 2018”, garantiu.

     

    Smart City

    Já para essa a 2ª fase, prevista para ser implanta no primeiro semestre de 2018, o prefeito anunciou que deve ser implantada uma “Cerca Digital”. Nessa etapa será ampliado o npumero de equipamentos nas vias e o prfeito afirma que nenhum veículo passará por Osasco sem ser registrado pela câmeras do COI. “Não terá como um carro entrar ou sair de Osasco sem ser registrado, ou seja, se algum criminoso vier cometer um crime na nossa cidade, terá a sua placa registrada e conseguiremos acionar as autoridades competentes para deter a ação dos delinquentes”, completou acrescentando que a Osasco se tornará uma cidade muito segura. “Essa notícia vai se espalhar e tenho certeza que eles [bandidos] não vão querer correr risco”, afirmou.

    Ainda durante sua fala, Lins destacou que o COI ainda terá uma terceira fase que deve ser realizada em 2019. Nesta etapa, a administração pretende transformar Osasco em um Smart City, uma cidade inteligente. “Queremos Osasco cada vez mais atrativa para as grandes empresas. Hoje, nós já temos uma grande rede de fibra óptica e somos procuradas por grandes empresas do ramo de tecnologia que querem se fixar em Osasco”, finalizou.

    A central funciona na Avenida Visconde de Nova Granada, 1880.