Domingo, 22 de Outubro -

  • Osasco comemora 27º aniversário da Guarda Civil Municipal

  • Na segunda-feira, 19/6, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbano), realizou a solenidade em comemoração aos 27 anos de funcionamento da Guarda Civil Municipal. Com a presença do prefeito Rogério Lins, de secretários municipais, de vereadores e demais autoridades civis e militares, o evento foi realizado na Avenida Bussocaba, em frente ao Paço Municipal. No local, todo o efetivo da Guarda e convidados cantaram o Hino Nacional, executado pela Banda de Música do 4º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) do Exército Brasileiro.

    Antes dos discursos das autoridades, o mestre de cerimônia, inspetor regional Rildo, fez um breve relato sobre a História das Guardas Civis no Brasil, desde a primeira corporação criada ainda no Império, no Rio de Janeiro, até os dias de hoje com as Guardas Civis Municipais instaladas na maioria dos municípios brasileiros. Em Osasco, em 1986, foi criada a Guarda Escolar. Já em 1990, foi instituída a Guarda Civil Municipal, que completa, agora, 27 anos de existência.

    O primeiro a falar foi o comandante da GCM de Osasco, inspetor Raimundo, que enfatizou a importância da união de todos os guardas e também de todas as forças de segurança do município em prol do cidadão de Osasco e região. Em seguida, foi a vez do secretário de Segurança e Controle Urbano, Valdeci Magdanelo, que parabenizou a GCM e também agradeceu ao prefeito por ter confiado a ele a responsabilidade de conduzir as ações de segurança na cidade.

    Também falou sobre a importância do evento o vereador dr. Lindoso, presidente da Câmara Municipal de Osasco. “É imprescindível o papel que a Guarda Muncipal desempenha no município. Parabéns a todos os guardas e contem com a Câmara Municipal de Osasco”, disse vereador.

    Ainda se restabelecendo de uma cirurgia no joelho, realizada na semana passada, o prefeito Rogério Lins fez questão de prestigiar o evento. Ele falou sobre o papel fundamental que a Guarda Civil Municipal desempenha, não somente no zelo pelos bens públicos de Osasco, mas principalmente na segurança do cidadão em ações conjuntas com as Polícias Civil e Militar.

    “Desde que eu era vereador, sempre tive um carinho especial pela GCM e pelo trabalho que os guardas desempenham no município. Agora, como prefeito, a nossa meta é investir sempre no sentido de buscar melhorias para a Guarda Municipal de nossa cidade”, disse o prefeito.

    Ainda no palanque, o prefeito e os vereadores assinaram uma Carta Compromisso sobre os investimentos que a Prefeitura fará a curto, médio e a longo prazo em busca de melhorias de trabalho e também salariais para a GCM. “Já estamos investindo em câmeras de monitoramento, vamos aumentar o efetivo com o Concurso Público e também adquirir novas viaturas e motocicletas. Também enviaremos para a Câmara Municipal o Plano de Carreira e Salários da Guarda para já constar no orçamento do próximo ano”, finalizou Rogério Lins.

    Homenagens

    A Guarda Civil Municipal prestou homenagens aos seus componentes que se  destacaram em suas funções, oferecendo-lhes a “Laura do Mérito da GCM”. Foram homenageadas também diversas personalidades com o Certificado “Amigo da Guarda”. Dentre os homenageados estavam o Tenente-coronel Júlio Cesar Toledo Sousa (Comandante do 4º BIL); o Major Keida (14º BPM); Pedro Calixto (Diretor de Segurança do Osasco Plaza Shopping); Tenente-coronel André Luiz de Oliveira (comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar); Coronel Vladimir Tadeu Ferreira Junior (comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército); Soleny Oliveira Pereira (Diretor de RH da Prefeitura de Osasco); os secretários municipais Sérgio Di Nizo (Administração); Ivo Gobato Junior (Assuntos Jurídicos); Ana Paula Rossi (Educação), e Fabio Grossi (Adjunto da Secretaria de Trânsito).