Domingo, 16 de Dezembro -

  • Osasco agora tem Farmácia Central e Praça de Atendimento da Saúde

  • Osasco ganha mais dois novos espaços que trarão mais conforto, agilidade e um atendimento cada vez melhor para quem utiliza a Rede Municipal de Saúde. Fazendo parte da agenda de comemoração dos 56 anos da cidade, na segunda-feira, 26/2, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou a Farmácia Central e a Praça de Atendimento da Saúde, ambas localizadas na avenida João Batista, números 140/144 e 474, respectivamente, no Centro.

    A Farmácia Central foi o primeiro prédio a ser inaugurado e reuniu centenas de pessoas entre autoridades, funcionários, munícipes e pacientes que foram atendidos, retirando seus medicamentos em um tempo de espera muito menor que as antigas unidades de distribuição.

    Mais acessível por estar na região Central da cidade, a Farmácia reúne os medicamentos de alto custo, antes distribuídos na Policlínica Zona Norte, e os controlados, administrados anteriormente no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). O novo espaço aumentará a capacidade de atendimento, alcançando até 700 pessoas por dia e ainda fará entregas domiciliares para usuários com dificuldade de locomoção, como deficientes e idosos.

    Até o fim do primeiro semestre, a Farmácia Central unificará as farmácias de Osasco, reunindo ainda a dispensação de medicamentos de uso contínuo, atualmente feita na Policlínica Zona Sul.

    O secretário de Saúde, José Carlos Vido, explicou o funcionamento do novo equipamento de Saúde. “A Farmácia Central muda completamente a rotina de dispensação dos medicamentos da Rede Municipal de Saúde. Mudamos o fluxo e os medicamentos controlados agora demoram, em média, 10 minutos para serem entregues, e os que vêm do Governo do Estado, os de alto custo, em menos de uma hora já estão com os pacientes”, disse.

    Na sequência, foi a vez da inauguração da Praça de Atendimento da Saúde que reúne no mesmo prédio, Ouvidoria, Central de Regulação e Serviço Social.

    “Hoje a Saúde de Osasco dá um importante passo. Após inaugurarmos a Farmácia Central, agora é a vez da Praça de Atendimento da Saúde. Queremos avançar em diversas áreas e com esse novo prédio conseguiremos aumentar diariamente para 250 atendimentos presenciais para pessoas que nos procuram com dúvidas e que precisam de encaminhamentos. Dobraremos para 1.500 o número de agendamento das consultas, além de reduzirmos o absenteísmo nas consultas médicas”, explicou o prefeito Rogério Lins.

     

    Entenda os serviços:  

     Praça de Atendimento da Saúde

    A Ouvidoria estabelece a comunicação entre o cidadão, recebendo denúncias, reclamações, críticas, sugestões e solicitações de informações; já a Central de Regulação é o setor responsável por regular e gerenciar as demandas e ofertas de consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade do município, e o Serviço Social encaminha munícipes para diversos setores da Prefeitura, além de abrir processos para pacientes que necessitem de insumos, fraldas infantis e geriátricas, transporte social, entre outros.

    Endereço: Avenida João Batista, 474

    Dias de atendimento: de segunda a sexta-feira

    Horário: 8h às 17h

     

    Farmácia Central

    Reúne os medicamentos de alto custo, antes distribuídos na Policlínica Zona Norte, e os controlados, administrados anteriormente no CAPS. No novo espaço, o atendimento ao munícipe será mais rápido e eficiente. O acesso ao local também é melhor por estar na região central da cidade.

    Endereço: Avenida João Batista, 140/144 – Centro

    Dias de atendimento: segunda a sexta-feira

    Horário: 7h às 16h30