Segunda-Feira, 15 de Outubro -

  •  

    Jandira terá lançamento da maior antologia literária de sua história

    A arte de escrever é uma das mais encantadoras das invenções humanas. E poder contemplar ou curtir o que se escreve, em forma de livro, é para muitos poetas e escritores um sonho distante. Só que essa distância, na cidade de Jandira, vem sendo encurtada, pois, nos últimos três anos, o município tornou-se um verdadeiro celeiro cultural da região, com importantes publicações envolvendo autores locais e regionais.

    Isso só foi possível graças à criação da Lei de Incentivo à Cultura, que resultou no Fundo Municipal de Cultura, um projeto que consiste no financiamento de projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura de Jandira. Entre diversos projetos aprovados em diferentes modalidades de arte, estão três antologias literárias.

    A primeira, elaborada por Marcos Torquato, “Antologia Favo de Mel 2015”, com a participação de 42 autores de Jandira. A segunda, de Filastor Brega “Pra Sempre Jandira”, também lançada em 2015, com a participação de mais de 50 autores. E agora, dois anos depois, o radialista Eduardo Segantine apresenta uma nova antologia, ousada, contemplando, por meio de um concurso literário, a participação de 70 autores, sendo 50 de Jandira e 23 das cidades da Cioeste.

    Na qualidade de organizador da antologia “Jandira e Outras Terras”, Segantine explica, com alegria, que a publicação desse livro reforça o intercâmbio cultural iniciado em 2015 e aposta na dinâmica em que se constitui o projeto ao valorizar a diversidade cultural de Jandira. “A realização desse projeto tem como contribuição primeira a aproximação positiva de nossa cidade com as outras cidades”, afirma ele.

    Segundo Segantine, “o livro passou pelo crivo de três jurados, com ampla bagagem cultural, tanto na educação como na comunicação social, e traz em suas 224 páginas toda a delicadeza de 74 autores que compartilharam um pouco de si, além de proporcionar à obra um colorido especial”.

    O projeto

    A antologia ”Jandira e Outras Terras” é um projeto idealizado por Eduardo Segantine, aprovado pelo Conselho Municipal de Jandira e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Jandira em parceria com a Secretaria de Cultura de Jandira e Prefeitura do Município de Jandira. O projeto consistiu na publicação de um livro de poemas, crônicas e contos de autores que residem em Jandira ou em uma das oito cidades que compõe o Cioeste. Por meio de edital público, houve um processo de inscrições de candidatos, seleção de textos e publicação do livro. A seleção foi feita por três jurados convidados: o jornalista Hipólito Candido, a relações públicas e jornalista Iara Bernardes e o professor Sérgio Luiz Terra.

    Lançamento

    O lançamento será realizado na ETEC Prefeito Braz Paschoalin, no dia 9 de dezembro,  a partir das 18 horas. Além da participação dos autores, o lançamento será regado com apresentações dos músicos Humberto Alcântara e do tenor Irailton Cunha.

    Ficha técnica

    Título: Jandira e Outras Terras
    Organizador: Eduardo Segantine
    Local: Jandira – SP
    Editora: Jangada
    Ano: 2017
    Páginas: 224
    Descrição: coletânea de poemas, crônicas e contos, selecionados por meio de concurso público literário