Sábado, 19 de Janeiro -

  • JÁ CONSIDEROU INCLUIR AMSTERDAM NOS SEUS PLANOS DE VIAJEM

  • Buscando o que fazer em Amsterdam? Listamos dicas de coisas para fazer na charmosa capital da Holanda. Ela é internacionalmente conhecida por seus inúmeros canais, suas casinhas estreitas e tortas, suas muitas bicicletas, sua tolerância e inovação.

    Amsterdam surgiu de um povoado de pescadores e seu nome vem da construção de um dique (dam) sobre o Rio Amstel, no século XII. Este pequeno povoado passou a ser chamado de Amsteldam e foi crescendo e se tornou uma cidade quase que flutuante.

     

    ONDE FICA AMSTERDAM NO MAPA?

    Amsterdam é considerada uma das cidades mais centrais da Europa. Sua localização geográfica é de extrema importância, por isso possui um dos principais aeroportos do mundo, que conecta diversas capitais de todos os continentes. A estação central de trem de Amsterdam é também gigantesca, com trens que te levam a várias capitais europeias e a quase todas as cidades holandesas.

    Entre as muitas atividades para se fazer em Amsterdam, listamos algumas imprescindíveis! São dicas perfeitas para quem vai pela primeira vez ou já foi várias vezes à cidade.

     

    PRAÇA DAM E PALÁCIO REAL EM AMSTERDAM

    A praça Dam é uma das principais de Amsterdam, onde a cidade começou. Nela está situada o Palácio Real, um edifício que foi construído para ser a prefeitura e assim funcionou durante muito tempo, até que foi transformado em palácio pelo Rei Louis Napoleão. Hoje em dia, os reis da Holanda aparecem ali na varanda vez ou outra, quando há alguma cerimônia importante e o palácio se tornou aberto à visitação.

    A praça é um ponto turístico importante, muito cheia de turistas e cercada de atrações como a NieuwKerk (Nova Igreja), que apesar do nome funciona como galeria de arte e sempre apresenta ótimas exposições. Ali ao redor tem também o Museu de Cera da Madame Tussauds e o De Bijenkorf, que é uma galeria holandesa, quase shopping center, com várias lojas caso você esteja afim de fazer umas compras em Amsterdam.

     

    VONDELPARK

    Os holandeses são apaixonados por parques e eles se esmeram em fazer parques bonitos. O Vondelpark é um bom exemplo disso. Para um dia bonito de Sol, ele é uma excelente opção de passeio. Você verá lagos com patinhos e cisnes nadando tranquilamente, cafés, pontes lindas, flores (se for na primavera ou verão) e verde, muito verde.

     

    RIJKMUSEUM

    Esse museu de nome estranho é um dos museus mais importantes da Holanda. A coleção permanente conta com obras famosas de Rembrant (o Ronda Noturna, por exemplo), Vermeer e outros grandes nomes internacionais. É aquele tipo de museu para você se perder por horas e mais horas entre suas galerias de arte e objetos históricos. Ele conta também com um jardim ao ar livre, de entrada gratuita, e que vale a pena a visita!

     

    VAN GOGH MUSEUM

    Se você não sabia, o Van Gogh era holandês e esse museu abriga a maior coleção de pinturas e desenhos dele. Você também pode ver obras de amigos e pintores que o influenciaram, além da área para exposições temporárias. É aquele tipo de museu que demanda tempo, porque você vai querer passar muitas horas ali. Sem dúvida o must see das atividades para fazer em Amsterdam.

    Às sextas-feiras o museu fica aberto até às 22h e quase sempre tem alguma atração cultural bacana, como shows. Você pode acompanhar isso pelo site do museu.

     

    CASA DE ANNE FRANK

    Você já deve ter ouvido falar no diário de Anne Frank, que inclusive virou um livro. Entre os passeios para fazer em Amsterdam, este vai mexer com você. O museu de Anne Frank é a casa onde uma família judia viveu escondida durante a guerra e conta com detalhes essa história e tudo o que eles passaram. É uma visita importante, que nos faz entender, de fato, os impactos da Segunda Guerra Mundial sobre a Europa e, principalmente, sobre os judeus.

    Como a procura é muito grande e o acesso é restrito, por não ser um museu muito grande, recomendamos que você compre o seu ingresso com antecedência pela internet.

     

    BAIRRO JORDAAN E A MELHOR TORTA DE MAÇÃ DE AMSTERDAM

    Após visitar o museu de Anne Frank, uma boa pedida é dar uma volta no bairro Jordaan. Este é um dos bairros mais charmosos de Amsterdam. Não tem erro, é só caminhar por suas charmosas ruazinhas e canais e observar as lindas casas tortas de Amsterdam. Prepare a sua câmera fotográfica, principalmente se o dia for de sol. É um bairro que vale explorar cada esquina.

    E de quebra, é ali onde você vai se deliciar com a melhor torta de maçã de Amsterdam, uma tradição Holandesa, na Wickel 43. Como o local é famoso, as filas costumam ser um pouco grandes, mas a espera vale a pena. Peça a sua com chantilly, um café ou chocolate quente e aproveite!

     

    BEGIJNHOF – O JARDIM DAS BEGUINAS E A PRAÇA SPUI

    Por uma singela portinha, você vai encontrar a entrada para o Begijnhof (Jardim das Beguinas), que é um lugar encantador em Amsterdam. O Jardim das Beguinas é a praça onde estão localizadas as casas das mulheres religiosas que não fizeram votos formais, ou seja, freiras que não eram formalmente freiras.

    A porta de entrada para esse jardim parece uma porta qualquer de um edifício, mas ela te leva a esse lindo jardim tranquilo, cheio de história e significado. Ele possui uma das duas únicas casas de madeiras ainda existentes na cidade, além de uma capela com alguns painéis projetados por Pierre Mondriaan.

    Esse lindo Jardim fica na Praça Spui, que é uma praça também muito charmosa, cheia de cafés, livrarias e histórias. E num de seus becos próximos você encontrará também uma tradição holandesa deliciosa: batatas fritas com maionese! Que fica na Rua Voetboogstraat.

     

    CASA BARCO OU PASSEIO DE BARCO

    Estar em Amsterdam é entender que a vida pode também acontecer sobre as águas. Então a nossa última e não menos importante dica é: flutue!

    Existem duas opções de fazer isso: ou você visita uma casa barco e descobre como é a típica vida flutuante em Amsterdam e na Holanda ou você faz um tour pelos canais de Amsterdam. Se quiser fazer os dois, também ta valendo. O importante é não deixar de ter essa experiência!

     

    Uma ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, tem a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.