Sábado, 23 de Junho -

  •  

    Itapevi fecha 2017 com 2.545 animais castrados

    Em 2017, a Prefeitura castrou 2.545 cães e gatos em Itapevi. O número representa uma ligeira alta em relação a 2016, quando 2.515 animais foram castrados. Além disso, no ano passado o DCZ (Divisão de Controle de Zoonoses) doou 50 animais (42 cães e oito gatos), contra 61 (42 cães e 19 gatos) em 2016. “O processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo as agressões, os acidentes de trânsito, os maus tratos e as brigas entre eles”, explica Cátia Pasanisi, médica veterinária responsável pela DCZ. “Precisamos, enquanto poder público, estimular constantemente a adoção responsável para que as pessoas vejam a importância de acolher um bichinho e nos auxiliem no que diz respeito à saúde pública em questões de bem-estar animal”.
    Para quem deseja adotar um bichinho, os interessados deverão passar por uma entrevista com o funcionário da DCZ. Os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. No ato da adoção, cães e gatos serão registrados em nome do adotante maior de 18 anos.
    É necessário levar coleira e guia para adotar cães e caixa de transporte para gatos, além de apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As adoções acontecem no Canil (Rua Jaspe, 7 – Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.
    Já o serviço de castração, gratuito, é destinado apenas à população de cães e gatos residentes em Itapevi. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para fazer o procedimento, é necessário o comparecer pessoalmente no Posto de Cadastramento (Avenida Profº Dimarães Antônio Sandei, 375 – Cidade Saúde), munido de CPF, RG, comprovante de residência atualizado no nome do dono do cão ou do gato, além de apresentar comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver.