Sexta-Feira, 20 de Julho -

  •  

    Fantástico destaca projeto dos alunos de Escola Osasquense

    No último domingo, 1/7, o programa do Fantástico, da TV Globo, deu destaque a uma ação pedagógica desenvolvida na Emef Professor Laerte José dos Santos. A reportagem trouxe a história da menina que descreveu o sofrimento de sua família na Síria. A menina escreveu um diário que ganhou o mundo e comoveu os alunos da professora Telma Aparecida Santana Liberti, que usou o diário no trabalho das aulas de informática dentro do projeto “O Jornal”.

    Durante o semestre, os estudantes pesquisaram matérias no site do Jornal Joca, onde encontraram uma resenha sobre o livro o “Diário de Myriam”, que reúne anotações de uma menina síria de 13 anos, que registrou tudo sobre sua rotina num país em guerra. O livro foi uma compilação de cartas escritas pela pequena que vivia em Aleppo, na Síria.

    O site/jornal brasileiro Joca, voltado para crianças, publicou uma resenha do livro quando ele saiu na França. Em seguida, a editora do Joca recebeu 200 cartas escritas pelas crianças da unidade educacional com idade próxima a de Myriam, que ficaram mobilizadas pela história. As crianças pediram em suas cartas que o diário fosse traduzido para o português.

    No final do mês de junho, o livro ganhou uma versão em português. O jornalista e correspondente de guerra francês Philippe Lobjois veio ao Brasil para a divulgação do livro “O Diário de Myriam”, do qual é coautor ao lado da síria Myriam Rawick. A publicação foi lançada pela DarkSide Books.

     

    VISITA INTERNACIONAL

    O coautor francês Philippe Lobjois fez questão de visitar os alunos da Emef Professor Laerte José dos Santos, onde revelou que o livro lançado no Brasil traz em seu prefácio as cartas que os estudantes escreveram ao jornal Joca.

    Após a revelação, o escritor realizou um longo bate papo com os alunos, e entregou um livro autografado a cada criança. Na sequência surpreendeu a todos com a mensagem gravada pela escritora Myriam, que disse estar encantada pelo trabalho realizado na escola, bem como entusiasmada pelo interesse que os educandos tiveram por suas histórias. A visita do francês foi acompanhada pelo Fantástico, cuja produção se disse sensibilizada com a iniciativa da professora e dos estudantes.

    O jornalista Ernesto Paglia conversou com as crianças e a professora, que relataram a execução do trabalho ao longo do semestre. Ele também acompanhou os questionamentos feitos pelas crianças ao coautor do livro.

    Em suas redes sociais, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, destacou a reportagem: “Fico muito orgulhoso em ver nossos alunos da Escola Laerte e a Professora Telma sendo destaques na matéria do Fantástico sobre a menina Myriam, que relata a violência na Síria. Investir na Educação é sempre o melhor caminho! Parabéns criançada, parabéns professora, que foi uma das vencedoras do Prêmio Professor Inovador! Nossos agradecimentos ao Jornal Joca”, finalizou.

    A reportagem completa pode ser conferida no link: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/07/menina-que-descreveu-sofrimento-da-familia-na-siria-comove-brasileiros.html