Terça-Feira, 19 de Junho -

  •  

    Exposição sobre Futebol antecipa Copa do Mundo em Barueri

    Está faltando alguns dias para o início da Copa do Mundo, mas a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri já deu o pontapé inicial com a exposição “Futebol Nosso de Cada Dia”, em cartaz na Galeria de Artes. Fotógrafos amadores e profissionais registraram instantes curiosos de pessoas jogando futebol, com flagrantes, por exemplo, tanto em bairros periféricos de São Paulo quanto às margens do Rio Eufrates, na Síria, país devastado por uma guerra civil.

    A exposição está em cartaz desde o dia 7 de maio e irá se estender até 10 de junho. Reúne fotografias, pinturas e banners com imagens e textos sobre o esporte, mostrando as atuações e histórias da seleção brasileira em vários períodos, imagens de torcedores, crianças, praticantes amadores e todos os envolvidos pela magia dessa verdadeira paixão nacional.

    O futebol chegou ao Brasil pelas mãos de Charles Miller, um brasileiro que passou uma temporada na Inglaterra – berço do esporte – no fim do século 19. Miller talvez tenha sido o primeiro nativo a se apaixonar pelo jogo e foi através de suas mãos que, em 1894, chegou em solo nacional a primeira bola e o conjunto de regras para disputar uma partida. Depois disso, o país tratou de se transformar na “pátria de chuteiras”’, como retratou no livro do mesmo nome o jornalista, dramaturgo e cronista esportivo Nelson Rodrigues (1912-1980).

    Foi a partir dessa força cultural e esportiva proporcionada pela magia do futebol que o curador da mostra, artista plástico, pesquisador e produtor cultural Edgar Santo Moretti, coordenador da Pinacoteca da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri, organizou a exposição. De acordo com Moretti, “o futebol é um processo de socialização, uma batalha de habilidade e arte, num jogo de superação, onde o momento sublime é o gol”.

    Alguns artistas de Barueri se destacam na mostra com trabalhos como o do fotógrafo Bob Cruz, que mostra cenas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada na Arena Barueri, além de fotos de Renata Lourenço retratando jovens e crianças brincando de futebol em uma praça do Jardim Paulista. Um outro destaque na exposição são as obras do fotógrafo paulista Caio Vilela, mundialmente conhecido por suas pesquisas e registros do futebol amador praticados nos campinhos e ruas, longe dos gramados oficiais.

    Serviço:
    “Futebol Nosso de Cada Dia”
    Período: 07 de Maio a 10 de Junho
    Local: Teatro Municipal de Barueri
    Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro,255, Jardim dos Camargos
    Informações: Telefone (11) 4198 0972