Quarta-Feira, 13 de Dezembro -

  • Estudantes de Osasco ganham bolsa de 100% em curso de Medicina

  • Quatro estudantes de Osasco foram aprovados no vestibular da Universidade Nove de Julho (Uninove) – unidade Osasco – para o curso de Medicina. Eles passaram a integrar o grupo de bolsistas da instituição. O resultado do vestibular foi divulgado na semana passada no site da instituição.

    A conquista da bolsa é um mérito dos candidatos que utilizaram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e foram beneficiados pela parceria firmada entre a Prefeitura e a Uninove, que reserva parte das Bolsas para moradores de Osasco, desde que tenham estudado em escolas públicas ou tenham sido bolsistas integrais em colégios particulares.

    “Com essas condições, os candidatos contaram com um fator determinante de diferenciação para ingresso no curso de Medicina: uma bonificação de 20% sobre as notas do Enem por serem moradores na cidade”, explicou dr. Miguel Teixeira dos Santos Neto, coordenador do curso na unidade.

    Durante visita ao campus para conhecer as dependências da universidade, realizada na segunda-feira, 4/12, os estudantes Guilherme Santana da Costa, 19 anos, morador do Novo Osasco; Paloma Stefanni de Souza, 20 anos, da Vila Ayrosa; Mauriza Maria de Sousa Nascimento, 24 anos, do Jardim Elvira, e Vitória Carolina da Luz Souza, 18 anos, moradora do Jardim Oriental, foram surpreendidos com a presença do prefeito Rogério Lins, que fez questão de participar do momento único e especial na vida dos estudantes.

    “Trago para vocês um presente. O primeiro jaleco médico de vocês. Foi com muita luta que chegaram até aqui. Esse é o início de muitas vitórias na vida de vocês. E é uma honra para o município tê-los como futuros profissionais em nossa cidade”, disse o prefeito.

    O curso será voltado ao atendimento humanizado e utilizará os indicadores de saúde do próprio município como base para o trabalho em sala de aula. “Queremos somar com a cidade e contribuir para melhorar os indicadores de saúde, como um todo”, afirmou dr. Miguel.

    A parceria entre a faculdade e a Prefeitura de Osasco compreende, entre outros compromissos, a cessão de recursos profissionais para a rede municipal de saúde, ou seja, os futuros médicos reforçarão o atendimento na rede a partir do primeiro ano de curso, atuando na rede básica de saúde, emergência, atenção especializada, ambulatorial e hospitalar.

    Participaram do encontro, dona Maria José da Silva Souza, mãe da estudante Paloma Stefanni; Ana Carolina de Araújo, auxiliar técnica da Uninove, e Bruno Gomes, assistente de supervisão da Uninove.