Quarta-Feira, 19 de Setembro -

  •  

    Em Osasco alunos têm aula especial sobre descarte de Lixo

    O prefeito de Osasco, Rogério Lins, deixou o seu Gabinete para ser professor dos alunos do 1º ao 4º ano da Emef Cecília Correia Castelani, no Jardim Califórnia. O tema da aula: a forma correta de descarte de lixo e de inservíveis. A iniciativa da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Educação, é informar e transformar as crianças em fiscais e multiplicadores, já que podem conversar com a própria família e vizinhos para que evitem jogar lixo nas ruas.
    Lins chamou a atenção da garotada e pediu que todos fiscalizem a deposição irregular de lixo e entulho. Também aproveitou para orientá-los a jogar o lixo no lixo, apresentando uma cartilha “Do meu bairro, eu cuido”, que traz informações sobre o lixo e a decomposição de materiais como o papel (3 a 6 meses), plástico (mais de 100 anos), filtro de cigarro (5 anos) e chiclete (5 anos). Todas as crianças ganharam uma cartilha. Depois, o grupo assistiu um vídeo, produzido pela Prefeitura, que ensina o descarte correto de materiais: verde (recicláveis), marrom (comida), amarelo (metal), vermelho (plástico) e azul (papel). O vídeo também aponta os males provocados pelo lixo descartado de forma indevida, que é a proliferação de roedores, insetos, baratas, que ajudam a provocar doenças.
    “Por isso devemos cuidar da nossa casa, da nossa rua e do nosso bairro. Vocês têm que falar para os papais que quando quiserem jogar fora algum móvel ou material de construção, devem ligar no telefone 156 e chamar a prefeitura. Assim, o bairro continuará sempre limpo”, ensinou o prefeito.