Sábado, 19 de Janeiro -

  • Elvis Cezar fala sobre trabalho realizado a frente de Santana de Parnaíba

  • Santana de Parnaíba, além de já ter conquistado a fama de ser a cidade mais segura da região, agora também figura no terceiro lugar entre as melhores cidades em capital humano do Brasil. Foi bem no Ideb, tem colocado os parnaibanos no mercado de trabalho e tem bom turismo. Elvis Cezar, prefeito da cidade, fala ao Jornal a rua sobre como vem conduzindo esse progresso e quais os planos para Santana daqui para frente.

    A Revista Exame divulgou um levantamento que aponta Parnaíba na 3ª posição entre os municípios com melhor capital humano do país e em primeiro lugar no Estado de São Paulo. A que o Senhor atribui esse bom desempenho?
    Temos investido fortemente na formação de pessoas. Em apenas 5 anos implantamos 5 novas instituições de ensino superior, gerando milhares de vagas para nossa população, incluindo faculdades gratuitas, como a Fatec e Univesp por exemplo. Só este ano mais de 2 mil pessoas foram formadas em diversos cursos de qualificação profissional, e desde 2014 aproximadamente 6 mil alunos. Desenvolvemos cursos em parcerias com outras instituições, como o Sebrae e já realizamos 4 edições da maior Feira de Negócios e Empregos da região, uma iniciativa da prefeitura que já recolocou, somente na edição de 2018, mais de 2 mil pessoas no mercado de trabalho.

    Santana de Parnaíba é, pelo 5º ano consecutivo, considerada a cidade mais segura da região metropolitana do Estado. Qual o diferencial na gestão da segurança pública no município?
    Fizemos o maior investimento em segurança pública da história de nossa cidade. Quando assumimos a nossa Guarda estava sucateada. Revertemos a situação com aparelhamento adequado, incluindo renovação dos veículos, armamento, uniforme etc., temos investido constantemente em treinamentos de aperfeiçoamento do efetivo, que hoje conta com mais de 450 guardas, instalamos recentemente nossa Central de Controle Operacional com câmeras em todas as principais áreas da cidade, implantamos o sistema Detecta de videomonitoramento integrado com as forças de segurança pública do Estado de São Paulo, criando uma cerca virtual de proteção que impede a entrada ou saída de veículos produtos de ilícitos. Nossa Guarda recebeu recentemente visita da Guarda Metropolitana de São Paulo para demonstrar nossa metodologia de combate ao crime, que tem dado certo e nos colocou na condição de cidade mais segura da região metropolitana desde 2013. Nossa guarda trabalha com mapeamento estratégico de ação, e isso tem gerado resultados como nunca antes vivenciados na cidade.

    Santana de Parnaíba foi comparada a Nova York por suas ações de sustentabilidade. O senhor pode falar um pouco sobre essas ações?
    Assinamos um termo de adesão aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, fomos a primeira cidade do Brasil nesse projeto. Entre outros ganhos desta iniciativa, começamos a traçar planos para atingir indicadores anuais de melhoria em diversas áreas, muitos que já estamos inclusive acima do mínimo exigido. Nossa adesão foi destaque na Europa e temos como meta fazer a entrega do primeiro relatório na metade do ano que vem. É uma conquista que vai nos ajudar a melhorar ainda mais a eficiência da nossa gestão.

    Recentemente Parnaíba alcançou o maior crescimento percentual no IDEB do Estado (15,8% no Fundamental I e 21,7% no Ensino Fundamental II). Quais investimentos o senhor pode elencar, na área da Educação, que permitiram esse crescimento na qualidade do ensino do município?
    Desde 2014 já inauguramos 10 colégios e estão em construção mais 9 colégios em diversos bairros da cidade. Com esses novos colégios serão geradas mais 5 mil novas vagas. Somos uma das raras cidades do Brasil, e a única da região, que tem o ensino médio 100% municipalizado, isso nos garante padrão de ensino em todas as etapas de formação do aluno. Além disso, implantamos na rede pública as aulas de robótica, curso público de idiomas, que vai formar em 1 ano mais de 400 alunos com fluência em inglês, espanhol, italiano e madarim, desenvolvemos o laboratório da mente com o mindllab, o projeto connect e temos um dos melhores programas de inclusão para alunos com deficiência, que se destaca pela primeira sala multissensorial publica do Brasil. Somado a isso, nossos alunos recebem kit de material escolar completo, uniformes de calor e frio, material pedagógico e uma das melhores merendas do país, tudo isso para mais de 32 mil alunos da rede pública.

    A Fatec que está em construção formará mil alunos no ensino profissionalizante, por ano. Que outras ações na área da Educação o senhor gostaria de destacar?
    Como disse anteriormente, estamos fazendo o maior investimento da história na educação com diversas iniciativas. Até 2020 temos a meta de levar todos os alunos do ensino médio para a faculdade superior. Disponibilizamos a plataforma pública de idiomas para toda a população de parnaíba gratuitamente, estamos trabalhando na construção de escolas modelos para o nosso país. Temos trabalhado com determinação para fazer da educação a base de transformação da nossa cidade, sobretudo para que as pessoas tenham melhores oportunidades em suas vidas. E isso é gratificante porque estamos formando uma geração de vencedores.

    De acordo com uma matéria divulgada no site da prefeitura de Santana de Parnaíba, a cidade é a 3ª que mais recolocou pessoas no mercado de trabalho no Estado. Quais políticas públicas o senhor destaca na área para conseguir esse bom desempenho?
    Aplicamos eficiência na administração pública, criando condições de atrair empresas e gerar empregos. Por ano, temos uma média que supera 2 mil empresas abertas e continuamos investindo para implantar empresas, qualificar pessoas e gerar empregos. Nossa cidade criou o programa Investe Parnaíba e tem dado grandes resultados, pois com o programa melhoramos o tempo de abertura de empresas na cidade, ampliamos contatos com grupos internacionais que buscam investir na região e fortalecemos o que temos de melhor para continuar a crescer, que é o nosso povo de parnaíba.

    A Prefeitura iniciou recentemente a construção do Paço Municipal. No que o novo espaço facilitará a vida do munícipe?
    Essa obra será um grande avanço para nossa cidade. Além de gerar uma expressiva economia aos cofres públicos com alugueis de imóveis, o cidadão poderá resolver diversas questões de atendimento em um único local. Nossa cidade já precisava deste equipamento há muitos anos, e sei que esse é um momento ideal para entregar mais esse benefício ao cidadão.

    Mais de mil turistas visitaram o Centro Histórico de Parnaíba na Jornada do Patrimônio em 2018. Quais ações de incentivo ao Turismo Parnaíba tem promovido?
    Fizemos o Plano Diretor de Cultura, reformamos a Praça do Centro Histórico, fizemos a restauração da fachada externa da Igreja Matriz e estamos com projetos de desenvolvimento do turismo que vai ampliar ainda mais o interesse do turista pelo nosso patrimônio histórico, que é um dos mais ricos do Brasil.

    A Prefeitura já inaugurou neste ano a UBS Ingaí e o Complexo Hospitalar Santana de Parnaíba e segundo informações divulgadas no site da prefeitura, entregará mais 4 Unidades Básicas de Saúde, 2 Centros de Atenção Psicossocial e uma maternidade. O senhor pode comentar um pouco sobre esse investimento? A inauguração de todas essas obras atenderá definitivamente a demanda da rede?
    A saúde é uma das áreas que temos nos destacado. Recentemente recebemos avaliação Conceito A em saúde pública pelo Tribunal de Contas do Estado, única cidade da região com essa avaliação. Já entregamos importantes unidades de atendimento da saúde, como o Complexo Hospitalar que inclui o Pronto Socorro Infantil e o Centro de Especialidades Clínicas – AME Parnaíba. Estamos investindo na melhoria dos processos de atendimento ao cidadão com treinamentos, instalação de totens para agendamento eletrônico de consultas, implantação do prontuário eletrônico, reforma e ampliação de unidades, fizemos a construção da UPA 24h no bairro da Fazendinha, inauguramos a UBS Alphaville e este ano iniciamos a construção de 10 novas unidades de saúde em diversos bairros. Além disso, investimos em novos equipamentos, camas hospitalares, ultrassom, reduzimos a fila de espera para exames e consultas em níveis que jamais tivemos no passado, temos o maior estoque de medicamentos da região e estamos nos destacando com programas inovadores, como o Bebê passo-a-passo e Mãe Parnaibana, que estão reduzindo a mortalidade infantil em nossa cidade.

    Santana de Parnaíba recebeu este ano um selo de referência no Atletismo do Brasil. Em agosto, Parnaíba também foi destaque no Hipismo. O senhor pode comentar sobre as ações adotadas na área esportiva que deram resultados positivos como esses?
    Um conjunto de ações gera resultados em diversas áreas, o esporte é uma dessas áreas que beneficia outras. A pratica do esporte reduz problemas de saúde, contribui na disciplina e bem estar, melhora a qualidade de vida e impacta milhares de pessoas. Já entregamos 3 parques municipais que são referência na região pela estrutura que oferecem, estamos construindo mais 3. Já iniciamos as obras da Arena de Esportes, do Estádio Municipal e 3 complexos esportivos. Somos referência em esportes aquáticos com natação para bebes, possuímos piscinas aquecidas e desenvolvemos diversas atividades e modalidades gratuitas no esporte da nossa cidade, para todas as idades.

    A Prefeitura de Santana de Parnaíba firmou uma parceria que possibilitará a implantação de uma plataforma pública de Idiomas na cidade. No que isso consiste e em que fase está esse projeto?
    Sim, já está em funcionamento e pode ser acessada pelo site da prefeitura. É disponível para todos os cidadãos parnaibanos, bastando estar homologado no cadastro da prefeitura. É gratuito e oferece inglês, espanhol, francês e italiano a partir dos 13 anos de idade. Nós somos a segunda cidade no Brasil a disponibilizar esse projeto, e vai permitir que tenhamos uma população bilíngue.

    Quais projetos foram concluídos nesses primeiros dois anos de administração que melhoraram a mobilidade urbana do cidadão parnaibano e dos turistas que visitam a cidade?
    Melhoramos muito em mobilidade urbana. Tiramos do papel projetos e estamos transformando a vida das pessoas com obras como a Abertura e duplicação da Via Parque e Avenida Paiol Velho em Alphaville, fizemos o alargamento da Av. Yojiro Takaoka próximo a Unip, duplicamos a Avenida Tenente Marques na Fazendinha, estamos em fase de implantação da nova Ponte sobre o Rio Tietê, desafogamos o transito na região central com o novo viário da ponte, já implantamos mais de 170km de asfalto em quase todos os bairros da cidade, estamos realizando o maior programa de iluminação pública com LED da região, já são mais de 150km de vias iluminadas com mais de 12 mil luminárias de LED.