Quarta-Feira, 22 de Novembro -

  • Didi critica excesso de moções em Osasco

  • Moções, moções e mais moções. Esse foi o resumo da sessão da Câmara de Osasco, da última terça-feira, 17/10. Na pauta, um total de 20 Moções, entre elas: de Pesar, Repúdio e Congratulações. A quantidade de documentos travou a sessão do expediente, com isso, os minutos direcionados a fala dos vereadores foram consumidos pela quantidade de justificativas apresentadas, pelos próprios parlamentares, a cada moção lida e votada. Vale frisar, que das 20 moções apresentadas, quatro não foram votadas, pois, os autores estavam ausente no momento em que os documentos foram lidos. Em resumo, após a votação da chuva de Moções”, a sessão do expediente chegou ao fim e os vereadores foram para o intervalo de 15 minutos, para depois, voltarem para a sessão da Ordem do Dia. Porém, devido a falta de quórum, a sessão não ocorreu. Com isso, os trabalhos foram encerrados. Entre os parlamentares, o único que demonstrou insatisfação com o ocorrido foi o vereador Didi (PSDB), que defendeu que seja estabelecida uma quantidade de Moções por pauta. “Respeito quem apresenta, mas, temos questões mais importantes para discutir. Às vezes, por conta das moções, não sobra tempo para o vereador falar. É muito complicado, porque o povo espera que os vereadores falem sobre os problemas coletivos da cidade”, criticou.

     

    De Paula é o presidente do PSDB

    O vereador Francisco de Paula foi confirmado, neste domingo, 15/10, como novo presidente do PSDB de Osasco, que terá como vice-presidente o ex-vereador André Sacco. Em evento na
    Câmara Municipal de Osasco, o novo presidente falou sobre a missão de substituir o deputado  e ex-prefeito, Celso Giglio, falecido em 11 de junho, no comando da legenda. “Falar da história do Celso é muito especial. Todos nós sabemos do grande papel que ele teve para a nossa cidade. E a partir de hoje vou precisar da ajuda de cada um de vocês para darmos continuidade aos trabalhos do partido, que terá uma missão importante de eleger deputados federais, estaduais e ajudar o nosso candidato a presidente da república. O governador Geraldo Alckmin tem feito muito por São Paulo e tem condições de fazer muito mais pelo nosso Brasil”, disse.

    De Paula ainda fez um agradecimento especial aos ex-vereadores Sebastião Bognar e André Sacco. “Quando cheguei em Osasco, e conversei com o Odair, e perguntei se poderia ser candidato. Ele falou com o deputado do Piauí, Luciano Nunes, e em seguida, com o Dr. Celso. Fui candidato com a ajuda de Deus e dos meus grandes amigos fui eleito na primeira eleição. E quero agradecer o meu irmão Bognar e o André Sacco que me receberam e me ajudaram no primeiro mandato”, disse.

    Audiência de Mobilidade em Itapevi

    Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 17/10, um requerimento do vereador Thiaguinho Silva (PSL) solicitando estudos da Prefeitura de Itapevi, para que seja realizada audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana aos sábados. De acordo com o parlamentar, a solicitação de audiência aos finais de semana chegou ao seu gabinete por meio de moradores de diferentes bairros. “Acredito que a solicitação deles é pertinente, pois o atual horário das audiências, durante a semana, coincide com os horários de aula na faculdade ou retorno do trabalho”, argumentou o vereador.

     

    Esgoto no Vitápolis

    Na mesma sessão da Câmara de Itapevi, a vereadora Tininha (PSD) apresentou requerimento solicitando informações da Sabesp sobre a implantação do serviço de coleta de esgoto, no Jardim Vitápolis. No requerimento a vereadora destaca que enquanto a rede coletora não é instalada, os moradores têm que adotar soluções individuais, como por exemplo, a construção de fossas, que têm uma manutenção cara. “Eles esperam há muito tempo por esse serviço público. Enquanto isso constroem e fazem a manutenção de fossas para evitar que o esgoto escorra nas ruas e traga risco à saúde. Porém em alguns locais o esgoto escorre a céu aberto, o que exige uma atenção maior por parte da Sabesp”, frisou a vereadora.

     

    Reajuste em Carapicuíba

    A Câmara Municipal de Carapicuíba aprovou, na sessão desta terça-feira, 17/10, o requerimento n° 187/2017, de autoria da Professora Cida Carlos (PT), que solicita mais informações ao Executivo quanto às despesas com servidores. A intenção é pleitear junto à Prefeitura um reajuste real no salário do funcionalismo público municipal. No documento, Cida pede informações sobre as despesas com pessoal no primeiro semestre deste ano, qual o comprometimento em porcentagem da Lei de Responsabilidade Fiscal, se há possibilidade de reajuste e que propostas concretas podem ser apresentadas aos funcionários para o ano que vem. “Alguns servidores nos procuraram solicitando que criássemos uma emenda no Plano Plurianual que previsse um reajuste salarial para os próximos quatro anos. Mas isso é inconstitucional. Tal reajuste precisa ser enviado pelo Executivo para que seja votado por esta Casa. Então, peço um estudo da Prefeitura para que conceda um reajuste real à classe”, defendeu a vereadora.

     

    Processo Seletivo de Osasco

    A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Administração, divulgou na Imprensa Oficial, edição número 1395, as datas para as provas do Processo Seletivo. As provas acontecerão no dia 19 de novembro. Os inscritos deverão ficar atentos aos locais e horários das provas, que serão divulgados no dia 7/11 na Imprensa Oficial, que pode ser acessada pelo portal www.osasco.sp.gov.br. O Processo Seletivo selecionará candidatos para vagas de Agentes Comunitários de Saúde (264) e Agente de Combate às Endemias (120), além de candidatos para as vagas no SAMU de Rádio Operador (4), Telefonista Auxiliar de Regulação Médica (12), Técnico de Enfermagem Intervencionista (29), Enfermeiro Intervencionista (7), Médico Regulador e Intervencionista (10) e Condutor de Veículos de Emergência (45). Os aprovados serão contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por um período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

     

    Plano Diretor de Osasco

    A Prefeitura de Osasco iniciou, recentemente, a segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor, que consiste em reuniões setoriais e em enquetes interativas, que podem ser acessadas e respondidas por todos os cidadãos, pelo site www.pdosasco.com.br. No primeiro momento, a enquete aborda as políticas setoriais, com destaque para a temática do patrimônio cultural de Osasco. No questionário disponibilizado, o internauta poderá responder discursivamente sobre o que considera como patrimônio cultural da cidade. Não existem respostas corretas ou erradas e toda participação é confidencial; a ideia do questionário é compreender e sistematizar o conceito da população acerca de tudo aquilo que constitui a cultura de Osasco. Desenvolvido pela gestão atual para dar maior transparência ao processo e permitir a ampla participação popular, o portal do Plano Diretor reúne notícias sobre os encontros já realizados; calendário com as datas, horários e locais dos próximos encontros; galeria de imagens; e arquivos de todos os documentos e relatórios produzidos ao longo do processo, que estão livres para download e acesso on-line.