Quarta-Feira, 13 de Dezembro -

  • Descubra as ilhas paradisíacas do Brasil

  • O Brasil é um país de proporções continentais e por isso possui dentro de seu território diversas ilhas diferentes e lindas para serem exploradas. Talvez o arquipélago de Fernando de Noronha seja o mais famoso, com diversas ilhas que formam um território rico em fauna, flora e vida marinha.

    Mas além de Noronha, diversas ilhas marítimas e fluviais podem ser visitadas ao longo de todo o território nacional. Confira algumas:

     

    Ilhabela, SP

    Localizada a 130 km de São Paulo, a ilha possui diversas praias, umas com mais outras com menos movimento. Algumas são acessadas somente por trilhas. Para chegar a Ilhabela é preciso pegar a balsa a partir de São Sebastião. Nos dias de verão e feriados, o movimento na ilha é grande.

     

    Ilha do bananal, TO

    É a maior ilha fluvial do mundo com 25 mil quilômetros quadrados de extensão e fica entre os rios Javaés e o Araguaia. A UNESCO declarou este local como reserva da biosfera por causa da grande variedade de espécies animais. Para entrar na ilha, que é parte parque nacional e outra parque indígena, é preciso autorização especial, mas nos períodos determinados é possível praticar a pesca esportiva.

     

    Ilha do Marajó, PA

    Um dos maiores arquipélagos fluviais e marítimos do mundo, é conhecida pela Pororoca, onda que se forma quando os rios Tocantins e Amazonas se encontram com o oceano Atlântico. Suas praias tem infraestrutura para receber turistas o ano todo e a ilha também um grande rebanho de búfalos.

     

    Florianópolis, SC

    Uma das capitais mais famosas do país fica em uma ilha e tem praias lindas e badaladas, como Jurerê Internacional e Praia Brava. Uma das principais atrações da ilha é a prática de esportes ao ar livre. A Lagoa da Conceição é o lugar ideal para fazer windsurf e kitesurf, por exemplo. Além disso, a ilha tem uma vida cultural grande.

     

    Ilha Grande, RJ

    Localizada no município de Angra dos Reis, a ilha recebe muitos turistas ao longo de todo o ano e sabe aproveitar seu potencial. São mais de cem praias e muitas atividades no local: mergulho, trekking, mountain bike, caiaque e cachoeiras são algumas opções do que fazer na ilha.

     

    Tinharé, BA

    O arquipélago tem alguns dos destinos cada vez mais famosos da Bahia: Morro de São Paulo, Boipeba e Garapuá. As praias de águas cristalinas e coqueirais costumam ser famosas até entre turistas de fora. Morro de São Paulo virou paraíso argentino e até israelense.