Sexta-Feira, 20 de Julho -

  •  

    De Paula quer canal direto entre moradores e Saúde em Osasco

    A Câmara Municipal de Osasco retornou do recesso parlamentar nesta quinta-feira (1), mas mesmo em meio ao período sem atividades no plenário da Casa, o vereador De Paula (PSDB) protocolou no legislativo mais uma proposta para o setor da Saúde. O Projeto de Lei 18/2018 prevê a instalação de telefone em todas as unidades de saúde do município com linha direta à Ouvidoria Central da secretaria da Saúde. A intenção do parlamentar tucano é facilitar o registro de reclamações e sugestões dos usuários da saúde pública em Osasco.

    De acordo com o projeto, todas as unidades de saúde sob gestão da prefeitura como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Prontos-Socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), dentre outros, deverão contar com, pelo menos, um aparelho telefônico instalado em local visível para utilização dos usuários. Com ele, quem utilizar a unidade e for mal atendido, por exemplo, poderá formalizar em minutos sua reclamação quanto ao atendimento. O projeto determina respeito ao sigilo do denunciante que receberá um protocolo para acompanhar o andamento da requisição.

    “Às vezes você visita uma unidade de saúde e o médico mal te olha, te examina com desdém. Também tem os casos de desacato. Hoje, se o paciente ou acompanhante desacata um servidor da saúde, pode até ser preso, mas se acontece o contrário, a quem devemos reclamar? Com a instalação dos telefones, o morador de Osasco vai ter canal direto com a Ouvidoria da secretaria da Saúde para registrar reclamações sobre esses e outros problemas”, explica De Paula.

    A proposta do tucano ainda prevê que os telefones funcionarão no mesmo período que as unidades de saúde. Com isso, postos cujo atendimento é de 24 horas, a linha direta com a Saúde funcionará sem intervalo e durante todo o dia.

    “Facilitar o acesso do usuário e melhorar os procedimentos de recebimento de reclamações e solicitações, bem como assegurar que as informações recebidas encontrem respaldo na administração das unidades de Saúde sob gestão municipal, resulta em efetiva melhoria dos serviços oferecidos à população”, completa o vereador.

    Ao longo deste mandato, De Paula já emplacou diversos projetos para o setor da Saúde. Ele é autor da proposta que estabelece prazos para realização de consultas e exames na rede pública e que obriga a implantação de prontuários eletrônicos para acompanhamento do histórico de cada paciente que utiliza as unidades de saúde de Osasco.