Sábado, 19 de Janeiro -

  • Coluna Papo Esportivo: Feliz 2019 cheio de esportes

  • Por Juvenal Dias

    2019 será um ano muito importante e intenso para o esporte. Muitas competições dentro do futebol, das modalidades olímpicas e outros eventos vão deixar todos os amantes dessas modalidades ligados.

    No futebol, o ano começa com a Copa São Paulo de Futebol Junior. Osasco e Barueri serão duas das sedes da competição na primeira fase. Depois disso, terá os campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa Sul-Americana e todos os campeonatos europeus que têm muitos fãs no país. Haverá também a Copa América que será realizada em território nacional. Será uma oportunidade de ver jogos da seleção canarinho nos estádios que foram utilizados para a Copa do Mundo de 2014. O Brasil fará sua estreia no estádio do Morumbi, na capital paulista.

    Além da bola rolando nos gramados, muitos campeonatos mundiais de diversas modalidades bombardearão o ano que antecede os Jogos Olímpicos de Tóquio. Poderemos ver muitos brasileiros em ação tentando vaga para mais esta edição de Olimpíada. Haverá uma oportunidade de vermos uma prévia dos atletas que vão para o Japão em 2020, com os Jogos Pan-Americanos que acontecem em Lima, no Peru. Muitas das modalidades têm nível mundial de dificuldade dentro desses jogos. É a chance de ver o Brasil no pódio ganhando muitas medalhas e tocando o hino nacional, que sempre é motivo de orgulho. Grandes histórias são contadas nestas ocasiões.

    Como se não bastasse competições internacionais, as nacionais e regionais também estarão presentes. Basquete, vôlei, futsal, tênis, natação, lutas e diversas outras modalidades já têm seus campeonatos estruturados no calendário nacional. Diversos atletas olímpicos competem dentro do país.

    Ainda há os esportes à motores, esportes americanos, esportes radicais, campeonatos amadores, esportes menos conhecidos, categorias juvenis ou masters. Deste dia 01 de janeiro até o próximo 31 de dezembro, serão 365 dias incansáveis de esporte para todos os gostos. Se tiver oportunidade, vá prestigiar nos locais de competição. Caso contrário, não deixe de torcer acompanhando pela televisão ou internet.

    O importante é não deixar de acompanhar. Então, feliz 2019 esportivo para todos os leitores do jornal “a rua”.