Domingo, 22 de Outubro -

  • Campanha “Marque Esse Gol” chega a Osasco

  • Na segunda-feira, 9/10, Osasco recebeu a carreta do projeto “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!”, que tem como objetivo usar a força do futebol para promover ações de prevenção e conscientização sobre a importância da realização do exame de mamografia anual. A carreta ficou estacionada em frente ao Estádio José Liberatti, no Rochdale, somente nesta segunda-feira, e seguirá para outros locais do Estado, conforme estabelecido pelos organizadores.

    Em parceria com a Federação Paulista de Futebol e com diversas empresas e entidades apoiadoras, as ONGs Américas Amigas e Meninas do Peito realizaram 60 exames de mamografia em Osasco, na Unidade Móvel do Hospital de Patrocínio/MG.

    Na carreta, que conta com o apoio de três médicas, é realizado o ultrassom que pode diagnosticar o câncer de mama. Caso a doença seja constatada, a mulher será encaminhada para o Ambulatório de Mastologia da UNIFESP, onde será feita uma biopsia na mama e o tratamento adequado ao caso.

    O câncer de mama é o 2º tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, com estimativa de 57.000 novos casos por ano no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

     

    América Amigas

    A Américas Amigas é uma organização não governamental que luta pela diminuição do número de mortes por câncer de mama no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda. Fundada em 2009, a ONG já beneficiou mais de 12 estados brasileiros por meio da doação de 23 mamógrafos a hospitais públicos e instituições de saúde filantrópicas, além de já ter oferecido mais de 500 mil exames de mamografia e 16 mil horas de treinamento e capacitação para profissionais de mamografia.

     

    Meninas de Peito  

    O Meninas de Peito é um grupo formado por mais de 3.800 mulheres diagnosticadas com câncer de todo o Brasil. O grupo tem como missão o compartilhamento de informações e experiências vividas por quem enfrenta ou já enfrentou a doença. Formado em 2011, também tem importante papel no auxílio e apoio psicológico às mulheres que têm medo ou receio de fazer exames de prevenção e/ou diagnóstico de câncer de mama, além do tratamento e cirurgia, caso a doença seja confirmada.

     

    Consultas 

    As mulheres interessadas em realizar o exame em uma das unidades móveis devem se inscrever por meio do site www.marqueessegol.com.br

    As selecionadas receberão um e-mail de confirmação com data e horário do agendamento.