Domingo, 16 de Dezembro -

  • Câmara de Osasco celebra Outubro Rosa com ações de prevenção e conscientização

  • A Câmara Municipal de Osasco vai promover um evento para celebrar o Outubro Rosa, com ações de estímulo à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

    O evento, direcionado a servidoras do Legislativo e à população em geral, vai acontecer na manhã do dia 31 de outubro, no Plenário Tiradentes, com uma ampla programação voltada às mulheres, com palestras, orientações, performances eações de confraternização.

    A ideia é disseminar informações que possam sensibilizar e orientar o público sobre o câncer de mama, doença que mais acomete mulheres no mundo. Para se ter uma ideia, no biênio 2018/2019 devem ser diagnosticados 59.700 novos casos da doença no Brasil, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

    A programação terá início às 9:00 horas, com café da manhã de boas-vindas. Logo após, Rebeca Hyppolito fará uma explanação ao público sobre sua experiência como paciente de câncer de mama em tratamento.

    A nutricionista do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Osasco, Luciana Sampaio Jorge, fará palestra sobre alimentação saudável e passará dicas de alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer.

    Para falar sobre o câncer de mama, a convidado é a Dra. Silvia Alvim, médica ginecologista da UBS José Hilário dos Santos, do Jardim Piratininga. Ela vai traçar um panorama da doença e passará dicas de prevenção e diagnóstico da doença, que pode oferecer mais chances de cura quando é detectada precocemente.

    A última atração será a apresentação do grupo teatral formado pelas enfermeiras daEstratégia da Família da UBS Darcy Alves Robalinho, na Vila Ayrosa. As profissionais vão fazer um esquete ressaltando a importância do autoexame das mamas como instrumento de detecção da doença.

    Após as apresentações, está prevista a realização de ações de confraternização, com muitas surpresas para as convidadas.

    SERVIÇO

    O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

    A programação na Câmara de Osasco é aberta ao público em geral e totalmente gratuita. As ações vão acontecer das 9 às 12 horas, no Plenário Tiradentes.