Terça-Feira, 11 de Dezembro -

  • Câmara de Osasco aposta nas redes sociais para ampliar diálogo com cidadãos

  • A Câmara Municipal de Osasco está ampliando a presença nas redes sociais para aumentar o diálogo com os cidadãos osasquenses. A estratégia, iniciada em 2017, vem sendo ampliada com a profissionalização do gerenciamento dessas ferramentas.

    A intensificação da presença nas redes é uma das metas traçadas no Plano de Comunicação da Câmara, conforme explica a Chefe da Divisão de Comunicação Social, Meiri Borges. “Para atrair a atenção dos cidadãos, desde os jovens até o pessoal da melhor idade, estamos focando nossa estratégia no uso das mídias digitais, até porque as pessoas estão cada vez mais inseridas no meio digital”, explica Meiri.

    Duas das ações que marcam a ampliação do trabalho são a criação de uma campanha publicitária e a utilização de pessoal especializado para gerir as redes sociais do Legislativo.

    No mês de setembro, a campanha “Pode curtir, que a casa é sua!” começou a ser veiculada nos principais meios de comunicação de Osasco e região Oeste da Grande São Paulo. O intuito é mostrar a presença da Câmara nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Flickr.

    As redes sociais cumprem um papel de criar um elo valioso entre os cidadãos e o poder público. Por isso, é importante que a Câmara esteja acessível à população não só de modo presencial, como nas mídias digitais.

    Hoje, as mídias digitais são o meio de comunicação que mais cresce e, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas à internet.

    Com mais da metade da população interligada por meio das redes sociais, a presença da Câmara nesses meios é mais do que necessária, tornando-se indispensável, para que a instituição participe ativamente deste ambiente efervescente de fala e escuta, que abarca uma grande pluralidade de vozes.

    A presença da Câmara nas redes sociais começou a se intensificar a partir de outubro de 2017 e, a partir de setembro deste ano, passou a ser tratada de modo mais analítico, com a chegada da profissional Déborah Motooka, Relações Públicas concursada e atual responsável pelo gerenciamento dessas ferramentas.

    Segundo Déborah, cada rede social possui características próprias e atende um segmento de público. Por isso, o gerenciamento acontece de modo bastante particularizado. O Facebook, por exemplo, concentra a maior parte dos usuários, sendo preferência entre os mais velhos. Já o Instagram apresenta maior apelo entre os jovens. O Twitter, por sua vez, é um espaço para mensagens mais concisas”, explica.

    A especialista destaca que o conteúdo prioriza mensagens relevantes para os cidadãos como a divulgação de leis municipais, informações sobre o funcionamento do legislativo, datas oficiais, notícias e eventos da Câmara, como sessões ordinárias, solenes, audiências públicas, cursos e palestras.

    Ainda de acordo com Déborah, o maior desafio nesse trabalho é manter um diálogo constante e transparente com a população, com soluções de comunicação que atendam a seus anseios e necessidades. “Nosso objetivo é aproveitar ao máximo as potencialidades das mídias digitais. As redes sociais acenam com possibilidades bastante promissoras de participação popular, ações coletivas e fortalecimento da democracia”, acrescenta.

    Como ambiente que congrega representantes do povo das mais diversas correntes, a Câmara de Osasco tem a missão de se reinventar de modo constante, mantendo-se aberta aos movimentos da sociedade. Segundo Déborah, isso é fundamental para manter o Legislativo atraente e próximo dos cidadãos, que estão cada vez mais conscientes e atuantes.