Sábado, 19 de Janeiro -

  • Barufi fala sobre os investimentos que tem feito em Jandira

  • A cidade de Jandira vem recebendo investimentos em diversas áreas, como infra-estrutura, por exemplo, através do amplo projeto de recapeamento da malha viária do município, a reformas das escolas e a abertura, em breve, de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Em entrevista ao jornal “arua”, o prefeito Paulo Barufi falou desses e dos demais investimentos que Jandira vem experimentando ao longo dos seus dois anos à frente da prefeitura.

    a rua: Jandira está passando por um grande programa de recapeamento asfáltico, o que melhorará muito a questão da mobilidade na cidade. O senhor pode citar outros investimentos no setor?

    Barufi: Há muitos anos, Jandira não recapeava suas ruas, e através de recursos públicos conquistados através de emendas parlamentares, estamos garantindo que o recapeamento avance e melhore as condições de trânsito nas vias importantes, corredores, em especial os de transporte coletivo. É bom lembrar que as intervenções no trânsito em toda a cidade contemplam mais de 30 ruas.

    a rua: Este ano a prefeitura anunciou a reforma do polo de Jandira da UAB e de 4 escolas municipais, o que ampliará o número de vagas na rede municipal de ensino. Há previsão de reforma ou construção de mais escolas na cidade?

    Barufi: Nosso polo foi reformado e já atende com mais qualidade nossos alunos. Em relação às reformas nas escolas, as obras estão avançando. Amanhã, dia 15, vamos entregar à comunidade mais uma escola reformada, desta vez no bairro Jd. Ouro Verde, com quadra coberta, cozinha nova, pintura, telhado, salas ampliadas e revitalizadas.

    a rua: Jandira, pela primeira vez, atingiu a nota 6 superando o índice estabelecido pelo IDEB. Quais medidas foram adotadas na Educação para que a cidade superasse essa meta?

    Barufi: Em 2018 tivemos o aumento no índice do IDEB, que mede a qualidade dos nossos alunos do ensino básico, e por isso nossa responsabilidade aumentou.

    a rua: A UBS Parque Santa Tereza entrou em reforma esse ano e promete ampliar a capacidade de atendimento na área da saúde em Jandira. Há outros investimentos na área?

    Barufi: Sim, a UBS está sendo reconstruída e ampliará o atendimento na sua região de atuação. E em breve estaremos entregando à população uma UPA 24 horas, que terá uma unidade nova, moderna e equipada para prestar os serviços de urgência e emergência em Jandira.

    a rua: No último mês, Cuba retirou os médicos de diversas cidades, e em Jandira não foi diferente. Qual a solução que o senhor encontrou para resolver a questão?

    Barufi: Fomos pegos de surpresa em pleno início de feriado prolongado. E quando voltamos tínhamos o problema para enfrentar, e enfrentamos como sempre. Nossa gestão de saúde agiu rápido e hoje já repomos boa parte dos médicos do programa. Muitos vieram se inscrever para trabalhar aqui, e agora esse problema já está solucionado. Não tenho dúvidas de que, nos próximos dias, teremos os 34 médicos trabalhando em nossa rede básica.

    a rua: O senhor anunciou em julho, no aniversário da Guarda Civil Municipal, investimentos para a segurança de Jandira, incluindo a realização ainda este ano de concurso público para a efetivação de mais GCM’s. Como está essa questão?

    Barufi: Sem dúvida os investimentos na GCM já são vistos na cidade e já refletem no atendimento dado pela corporação aos moradores. Esse ano foram diversas viaturas novas, equipamentos de segurança como coletes balísticos, armamentos e muito mais. Há poucos dias recebemos novos materiais como armamentos não letais, que ajudarão a GCM a trabalhar durante o Natal e Reveillon, dando segurança a todos, em especial nos bairros, onde intensificaremos o cumprimento da Lei em relação aos bailes funks, que tanto atrapalham o sossego do nosso povo. Este ano não será possível, mas logo no início do ano estaremos autorizando a contratação de novos guardas por concurso público.

    a rua: Estão previstos outros concursos?

    Barufi: Em 2018 já chamamos diversos trabalhadores de concursos anteriores. Agora em dezembro, encerramos um concurso para as áreas de saúde e de educação, e no próximo ano estamos planejando seleção para outras áreas.

    a rua: Servidores receberam este ano aumento de 37% no vale alimentação, o que é um índice muito bom. Jandira também esteve com inscrições abertas para concurso público até dia 5. O senhor pode comentar um pouco sobre o investimento no funcionalismo?

    Barufi: Não tenho dúvida que o sucesso do nosso governo deve-se também aos nossos funcionários públicos. Tudo o que planejamos e conseguimos executar é com o apoio deles, e por isso temos a política de valorização do servidor. Fizemos questão de aumentar o valor do vale refeição de R$150 para R$220, um aumento significativo. Outro benefício é o pagamento do quinquênio, que estaremos depositando no início do ano aos servidores, benefício esse que há mais de 15 anos não é pago.

    a rua: A população de Jandira ganhou há menos de um mês uma unidade do Bom Prato… Sem dúvida foi uma grande iniciativa, afinal Jandira já teve no passado um restaurante público, mas foi fechado e isso deixou muitas pessoas sem acesso à segurança alimentar.

    Barufi: Graças ao apoio do ex-governador Alckmin e o atual Márcio Franca, as conversas foram retomadas e hoje ele é realidade. 1200 pessoas têm garantido o almoço e 300 delas o café da manhã. Fizemos questão de fazer política e garantir a vinda desse importante aparelho social para Jandira. Esse é um pleito dos 645 municípios de São Paulo, mas conseguimos trazer para cá, o que considero uma grande vitória do nosso governo.

    a rua: Outras parcerias com o governo do Estado, como a aquisição de viaturas para a GCM e a entrega do trecho Jandira / Itapevi do Corredor Metropolitano estão beneficiando a cidade.  Qual é a sua expectativa a partir de janeiro de 2019 em relação às parcerias com o Governo do Estado, com a troca do governador?

    Barufi: O nosso governo trabalha em prol da nossa população. Fizemos a boa política e conseguimos muitos recursos do governo do Estado, e com o novo governador não será diferente. Já estamos fazendo gestão para continuar a parceria, pois em janeiro teremos um novo governador. Esperamos e acreditamos estar juntos por Jandira, afinal nossa cidade é carente, precisa de um hospital por exemplo… Vamos continuar firmes em busca de parcerias. Todos os deputados que apoiamos tiveram sucesso e esperamos ter interlocutores tanto no governo do Estado, quanto no governo Federal a nos ajudar.

    a rua: O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os jandirenses?

    Barufi: 2019 está chegando, e não podemos acreditar em pessimismo. Vamos atrás de recursos, parcerias como fizemos em 2018. Sobretudo agora, com a nova gestão federal e estadual. Temos a convicção de que em 2019, ampliaremos nossos investimentos. Aproveito para desejar um 2019 de muitas conquistas a todos nós, em especial ao povo de nossa querida cidade de Jandira.