Domingo, 22 de Julho -

  •  

    Barueri entra no Mapa do Turismo brasileiro

    O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo brasileiro e incluiu a cidade de Barueri na publicação. O Mapa é um instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor.

    “O trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri é reconhecido pelo Ministério do Turismo por conta do empenho de todos envolvidos e pela documentação exigida pelo Ministério ter sido entregue corretamente e dentro dos prazos”, ressaltou Mário Albanese, diretor do Museu de Barueri e responsável pelo Departamento de Turismo.

    Para ser incluído no Mapa, o município precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o segmento na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pelo setor.

    Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o Mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. O aumento nos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

    Com todas as exigências cumpridas, agora já com o Mapa do Turismo Brasileiro atualizado, a cidade de Barueri foi devidamente inserida, recebendo a classificação “C”. A mesma, por exemplo, de Embu das Artes que, além de ser uma estância turística, tem toda sua estrutura voltada para o turismo. Barueri está na lista como “Região de Negócios e Cultura”. De acordo com o novo Mapa, 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional.

    Dessa forma, 147 municípios do Estado de São Paulo estão nas categorias A, B, e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. O Estado mostrou uma maior participação com 432 municípios de 51 regiões turísticas. Em 2016, apenas 222 cidades paulistas estavam nesta publicação e o aumento do interesse no progresso da atividade turística foi visível.

    A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro a cada dois anos é uma das ações previstas dentro do programa “Brasil + Turismo”, pacote de medidas do governo federal para desenvolver o setor no país.