Segunda-Feira, 17 de Dezembro -

  • Atleta Parnaibana vira promessa do atletismo Paralímpico Nacional

  • Vitória Sousa Santos pode ser considerada como um exemplo de superação. Ela, que nasceu com deficiência visual, buscou no atletismo a motivação que precisava para vencer o isolamento e a dependência, participando de diversas competições e hoje é considerada uma promessa da modalidade no Brasil.

    Moradora do bairro Parque Santana, ela estuda no Colégio Governador Mário Covas e começou a treinar há 3 anos na APESP (Atividades Paralímpicas Escolares de Santana de Parnaíba), ligado a Secretaria de Educação da prefeitura, onde conheceu o treinador Igor Alves que realizou trabalhos com a aluna para desenvolver a mobilidade e deslocamento. Aos poucos a garota começou a adquirir confiança, que se confirmou quando disputou competição na cidade de Águas de Lindóia, conseguindo uma boa colocação e, desde então, segue disputando vários torneios.

    Além de atletismo, Vitória treina corrida, arremesso de peso, goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual que tem como objetivo arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário) e lançamento de disco. No Estado ela é a terceira mais rápida nos 200 metros livre e no ano que vem o técnico pretende inscrevê-la para disputar o campeonato brasileiro da categoria: “Queremos inscrevê-la no Circuito Caixa, onde acreditamos que ela conseguirá chegar entre as 10 melhores da competição,” comentou Igor. A atleta foi destaque no jornal da Jovem Pan.