Segunda-Feira, 17 de Dezembro -

  • Aplicativo facilita busca por emprego

  • O trabalhador que procura emprego tem no aplicativo Sine Fácil – lançado no ano passado pelo Ministério do Trabalho em parceria com o Dataprev – um importante aliado. Ele disponibiliza ao cidadão informações sobre serviços oferecidos pelos órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), como o Portal do Trabalhador, que em Osasco conta com três unidades.
    Com a ferramenta, a pessoa pode consultar as vagas de acordo com seu local de residência ou perfil profissional, agendar entrevista com empregadores e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.
    Para isso, é preciso ter um celular ou tablete com acesso à internet e câmera que permita a leitura do QR Code (código de barras bidimensional), disponibilizado pelo Portal do Trabalhador (em folha impressa) após o cadastro para vaga de emprego.  Após a instalação, basta escanear o código com a câmera do celular. Ao abrir o aplicativo, é preciso preencher dados pessoais e informações de contato. A partir daí, já será possível navegar no aplicativo.
    As vagas de emprego que aparecerão para o trabalhador serão filtradas conforme o que ele tiver preenchido no campo “Objetivos Profissionais”. Se ele se interessar pelas vagas, poderá se candidatar a elas.  Ao agendar horário e dia de entrevista, esse agendamento ficará salvo no aplicativo e poderá ser consultado no campo ”Agenda de Entrevistas”. No entanto, antes de se dirigir entrevista é preciso ir ao Portal do Trabalhador para pegar uma carta de encaminhamento. Cerca de 680 mil trabalhadores já baixaram o aplicativo. Para baixar é preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular e buscar “Sine Fácil”. Depois é só realizar o processo de instalação, aguardar a conclusão do download e clicar no ícone do programa presente na sua lista de aplicativos para iniciar o Sine Fácil. De acordo com o portal Emprega Brasil, a ferramenta está disponível para aparelhos Android e IOS.