Quarta-Feira, 13 de Dezembro -

  • Alunos participam de palestra no Fórum Federal de Osasco

  • Cerca de 50 crianças das 5ª séries do ensino fundamental da EMEF Manoel Tertuliano de Cerqueira participaram, dia 1/12, de uma palestra na qual aprenderam sobre os três poderes públicos, constituído de Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário, e as suas atribuições na garantia dos direitos dos cidadãos. O evento foi realizado no Fórum Federal de Osasco Desembargador Pérsio de Oliveira Lima, localizado na região central.

    O prefeito de Osasco, Rogério Lins, foi um dos convidados. Ele abordou as temáticas no âmbito do Poder Executivo. Representando o Poder Legislativo estava o vereador Josias da Juco. A juíza federal, dra. Adriana Freinsleben de Zanetti falou sobre o Poder Judiciário.

    A ação integrou a programação de atividades da 12ª edição da Semana Nacional da Conciliação promovida entre os dias 27/11 e 1/12 na cidade.

    Durante a palestra, o prefeito falou sobre sua atuação política. Comentou sobre os 14 anos que tem de vida pública, completados no dia 1/11. Lins respondeu aos inúmeros questionamentos dos adolescentes, que perguntaram sobre como ele se tornou prefeito; se foi um bom aluno; se considera difícil o trabalho de um prefeito, entre outras perguntas.

    Além de revelar que já foi professor de informática e comerciante, Lins também esclareceu que atuou no Poder Legislativo por dois mandatos e atualmente está prefeito de Osasco, eleito com a maior votação popular da história da cidade.

    “Vocês representam o futuro da nossa cidade e do nosso país, e hoje têm a oportunidade de entender como funciona o setor público; as atribuições de cada representação, que regulam, fiscalizam e ordenam o funcionamento de uma cidade”, explicou Lins.

    “A principal diferença para ser prefeito ou vereador, por exemplo, é que a gente passa por um processo eleitoral. No Poder Judiciário o acesso se dá por meio de concurso público. Osasco é muito nova, possui apenas 55 anos de emancipação. No entanto, ela tem potencial econômico. É a segunda maior economia do Estado e o 9º PIB do Brasil. E eu estou servindo à nossa população na atividade para a qual fui escolhido”, concluiu.

    Os estudantes estavam acompanhados pela professora Melissa Alcântara; a coordenadora pedagógica, Karla Munuera, e a supervidora de ensino, Edivani Mattos.